O reconhecimento dos Direitos Humanos na realidade escolar da Escola XV de novembro em São Gabriel – RS

Ana Paula Moraes Cardoso, Eduarda dos Santos Ramos, Bryan Ryan da Silva Dias, Peterson Langendorf, Ryan Carlos Medeiros Paulo, Helen Barreira Tolloti, Raíssa Ochôa Golin

Resumo


O presente trabalho trata-se de uma análise da temática dos Direitos Humanos dentro da escola XV de Novembro, desenvolvido na disciplina de Religião. Os alunos da Escola XV de Novembro reconhecem os Direitos Humanos? Conseguem identificar a violação desses Direitos Humanos na sociedade? Ou ainda, identificam a violação desses direitos dentro da Escola? Esses questionamentos nortearam a pesquisa e se justificam pelo fato de ser a escola o espaço de formação cidadã e sua prática deve-se embasar nas premissas dos Direitos Humanos. Dessa forma, é importante a discussão da Declaração Universal dos Direitos Humanos no ambiente escolar. O movimento contemporâneo pelos direitos humanos teve origem na reconstrução da sociedade ocidental ao final da segunda guerra mundial. Neste sentido, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, é um marco que veio responder às atrocidades que aconteceram durante a segunda guerra mundial. O objetivo da pesquisa é identificar o conhecimento dos alunos sobre os Direitos Humanos e reconhecer a realidade da escola em que estudam sobre a temática. A população estudada foi composta pelos alunos da Escola XV de Novembro. O instrumento utilizado para a obtenção dos dados foi um questionário aplicado aos alunos do primeiro ano. Foram coletados 95 questionários, aplicados na 1º série do ensino médio. A maioria dos alunos possui entre 15 e 16 anos. Quando perguntados se conheciam a Declaração Universal dos Direitos Humanos, 35,78% responderam que sim, enquanto 61, 05% responderam que não e 3,16% não responderam à pergunta. Após, os alunos foram questionados se já tiveram ou conheciam alguém que teve seus direitos violados, 10,52% responderam que sim, enquanto 89,47% responderam que não. Ao serem questionados sobre a escravidão, se ela tinha acabado nos tempos de hoje, 42,70% responderam que sim, a escravidão acabou, enquanto 56,70% respondeu que não. Na sequência, foram questionados se achavam que existe desigualdade entre homens e mulheres, onde 85,26% responderam que sim, enquanto 13,68% responderam que não. Foram questionados ainda se já estudaram os Direitos Humanos na escola XV de Novembro, onde 48,42% responderam que sim e 47,37% responderam que não. Concluindo o questionário, perguntou-se se o aluno achava importante estudar os Direitos Humanos na escola, onde 86,31% responderam que sim, enquanto 11,58% responderam que não e 2,10% não responderam. Esses dados preliminares demonstram que os alunos, na sua maioria, possuem interesse em estudar os Direitos Humanos na escola, porém não identificam no seu cotidiano violações e direitos. Isso reforça a importância do estudo e discussão dos Direitos Humanos na escola, desde a primeira série e ainda, salienta a deficiência da discussão desse assunto no ensino fundamental, de onde a nossa escola recebe seus alunos. A pesquisa ainda está sendo desenvolvida e essa primeira análise já demonstra a importância dessa temática para o aluno na sua formação cidadã.

Palavras-chave


Direitos Humanos; alunos; Escola XV de Novembro

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