Produção de mudas de Rucula ( Eruca sativa) com composto de Gongolos
Resumo
Introdução
Uma das fases mais importantes do sistema produtivo é a produção de mudas de hortaliças influenciando o desempenho final das plantas. Mudas mal formadas afetam o desenvolvimento da cultura, aumentando seu ciclo e induzindo a reduçãoda produção.
Objetivo do projeto foi a utilização de composto de gongolos substrato alternativo na produção de mudas de Eruca sativa L.
Material e Métodos
O trabalho foi realizado no período entre os dias 22 de maio a 3 de julho de 2017, em ambiente protegido no Laboratório de Zoologia do curso de Biologia do Centro Universitário da Região da Campanha – Urcamp, em Bagé, Rio Grande do Sul.
O delineamento utilizado foi inteiramentecasualizados, com quatro tratamentos: T1: testemunha com 100% areia média, T2: 25% húmus bovino e 75% casca de arroz, T3: 50% húmus bovino e 50% casca de arroz, T4: 75% húmus bovino e 25% casca de arroz. A semeadura da rúcilafoi realizada em bandejas de poliestileno expandido de 200 células com volume de 15cm3 por célula, com 40 plantas por tratamento. O fertilizante orgânico (húmus de gongolos) foi produzido no processo de gongocompostagem (palha, folhas e papelão) realizado por Gongolos. As irrigações foram realizadas manualmente, usando regadores com água uma vez ao dia. Aos 42 dias após asemeadura, por ocasião do fim da etapa de produção de mudas as plantas foram extraídas cuidadosamente das células das bandejas, de cada tratamento, preservando suas raízes e imediatamente lavadas com água corrente a fim deeliminar os resíduos de substrato aderido às raízes. Posteriormente, foi medida, com uma régua milimetrada, o comprimento da raiz e altura da parte aérea, determinada a partir da base do caule (colo) até o ápice da folha mais nova, porcentagem de germinação e índice de velocidade de emergência (IVE).
Resultados e Discussão
Para a porcentagem de germinação o melhor tratamento foi com 75% casca de arroz (95,3%) e IVE diária o tratamento que se destacou foi com 25% de casca de arroz. Para a variável altura da parte aérea da muda o melhor tratamento foi com 75% de casca de arroz e no comprimento de raiz não houve diferença estatística entre os tratamentos.
Conclusão
Nas condições testadas, os tratamentos que utilizaram maior quantidade de casca de arroz não apresentaram um bom potencial produtivo de mudas de mostarda.
Texto completo:
PDFReferências
REFERÊNCIAS
ANTUNES L.F.S, et al. 2021. Evaluation of millicomposts from different vegetable residues and production systems in the lettuce seedling development. Organic Agriculture 11:1-12.
ANTUNES, L. F. S.; SCORIZA, F. N.; SILVA, D. G.; FERNANDES, M. E. C. Production and efficiency of organic compost generated by millipede activity. Ciência Rural, Santa Maria-RS, v. 46, n.5, p.815-819, 2016.
BORNE, H. R. Produção de mudas de hortaliças. Guaíba: Agropecuária, 1999. 187p.
GONÇALVES JLM, POGGIANI F 1996. Substratos para produção de mudas florestais. In: Congresso Latino Americano de Ciência do Solo 13.
FILGUEIRA, F. A. R. Novo manual de olericultura: agrotecnologia moderna na produção e comercialização de hortaliças. 2ª ed., UFV, 2003.
ZHANG L. et al. 2016. Dynamic chances of the dominant functioning microbial Community in the compost of a 90 aerobic solid state fermentor revealed by integrated meta-omics. Bioresource Technology (203)1-10.
Apontamentos
- Não há apontamentos.