TDAH, DIREITO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA NAS ESCOLAS.

Tassiane Leticia Paz Anadon Moreira

Resumo


O objetivo principal é desvendar como as políticas auxiliam na inclusão de alunos com o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), no qual apresenta questões relevantes no contexto educacional, especialmente nas escolas. A discussão sobre o direito à educação inclusiva é fundamental para garantir que todos os alunos, independentemente de suas dificuldades, tenham acesso a uma educação de qualidade. Sendo assim, a problemática: Como as políticas públicas em vigor contribuem para a inclusão de alunos com TDAH? Essa questão busca compreender as dinâmicas que afetam a inclusão de alunos com TDAH no sistema educacional.. A pesquisa pretende identificar as barreiras enfrentadas por esses alunos na sala de aula. Compreender o papel das políticas educacionais na promoção de um ambiente inclusivo. A metodologia é qualitativa. Essa abordagem permite uma compreensão dos desafios e possibilidades de inclusão, dando conhecimento relacionado às Políticas Públicas, Direitos Humanos, contribuindo com educadores sobre legislação e inclusão de alunos com TDAH.


Texto completo:

PDF

Referências


BARBOSA SILVA, Ana Beatriz. Mentes inquietas. São Paulo: Planeta, 2011.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Diário Oficial da União, Brasília, 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 30 set. 2025.

BRASIL. Plano Nacional de Educação (PNE). Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Diário Oficial da União, Brasília, 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 30 set. 2025.

BRASIL. Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Brasília, 2007. Disponível em: http://www.mec.gov.br/pde. Acesso em: 30 set. 2025.

UNESCO. Declaração Universal dos Direitos Humanos. 1948. Disponível em: https://www.un.org/pt/universal-declaration-human-rights/. Acesso em: 30 set. 2025.

UNESCO. Declaração de Educação para Todos: atender às necessidades básicas de aprendizagem. Jomtien, Tailândia, 1990. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000127581. Acesso em: 30 set. 2025.

UNESCO. Declaração de Salamanca e linhas de Ação sobre as Necessidades Educativas Especiais. Salamanca, Espanha, 1994. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000098427. Acesso em: 30 set. 2025.

TDAH NAS ESCOLAS. Disponível em: https://psiquiatrajaquelinebifano.com.br/tdah-nas-escolas/. Acesso em: 3 de out. 2025.

PLANALTO. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 3 de out. 2025.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.