Relato de experiência: criação de negócios inovadores de base tecnológica a partir da disciplina de administração e empreendedorismo

Karine Nóra Dias, Vinícius Bittencourt da Silva, Cristiano Tolfo

Resumo


Introdução: Atualmente, empenha-se na valorização de ideias suscetíveis a gerar lucros e transformá-las em negócio. Muitas dessas ideias possuem caráter inovador devido o uso de recursos tecnológicos na produção ou promoção de produtos e serviços. O empreendedorismo de base tecnológica é um campo de atuação de negócios que atua constantemente com inovação e pesquisa, despertando grande interesse de pessoas da área da tecnologia, como engenharias e computação. Por isso, muitas universidades trabalham os conceitos de administração e empreendedorismo para que através do ensino, os estudantes possam atuar como empreendedores através do conhecimento adquirido e instigado em sala de aula.

 

Objetivos: Este trabalho visa relatar a experiência da aplicação de uma abordagem para ensino de empreendedorismo na construção de um modelo de negócio de base tecnológica, de uma disciplina de um curso de graduação em engenharia de software. Através do relato obtido, pretende-se mostrar que a junção da área de formação e da administração com foco no empreendedorismo oportuniza a exploração do conhecimento em benefício da inovação e geração de negócios desde a universidade. Portanto, este artigo descreverá um conjunto de passos utilizados para elaborar um modelo e plano de negócios na área da computação, tendo como tema o desenvolvimento de aplicativos voltados para saúde.

 

Metodologia: O principal aspecto que pode tornar iniciativas de negócio inovadoras, em âmbito acadêmico, é a pesquisa de temas na área de formação. Assim, o aluno investiga as oportunidades de aplicação em determinadas necessidades. No entanto, a formalização da ideia em negócio faz com que se perceba os seus aspectos técnicos e comerciais. Os aspectos metodológicos do trabalho envolveram os seguintes tópicos: pesquisa de temas abrangentes na área de formação; abordagem utilizada na disciplina de administração e empreendedorismo (técnicas e ferramentas para formalização da ideia em negócio); e finalmente a avaliação de viabilidade do empreendimento.

 

Resultados: Diante das áreas provindas da computação, identificou-se como tecnologia emergente: amHealth. A mHealth(do inglês mobile+health) representa o conceito de saúde móvel como a oferta de serviços médicos e de saúde pública providas através de dispositivos móveis, como telefones celulares, sensores, etc. Ainda pouco explorada comercialmente no Brasil, utilizou-se os conceitos da mHealthpara elaborar uma ideia de negócio. A partir da abordagem de Tolfo (2016), aplicou-se a ideia de negócio na técnica Elevator Pitch, da Análise SWOT, Business ModelCanvas e plano de negócios. Por fim, pode-se verificar a viabilidade do negócio. 

 

Conclusões: A união dos conceitos do empreendedorismo relacionados com a prática focada nas áreas de formação tendem a viabilizar o surgimento de negócios inovadores. Com os resultados, pode-se destacar que o tema trabalhado abre oportunidades de ser executado. Dessa forma, reforça-se a importância do empenho para o ensino-aprendizagem de empreendedorismo dentro de universidades. 


Texto completo:

DOWNLOAD ARTIGO PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.