A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

VIVIANE Kanitz GENTIL, Helen Rose Cavalheiro MADEIRA

Resumo


 

O presente trabalho propõe–se a apresentar a temática da Gestão Democrática na Educação Básica, com o objetivo de investigar a compreensão e as possíveis ações promovidas por diretores escolares no âmbito da gestão democrática, e especificamente compreender o conceito de gestão democrática na escola, identificar a visão sobre gestão democrática junto aos gestores e discernir/apontar as ações promovidas pelos diretores escolares no processo de gestão. A metodologia proposta é de abordagem qualitativa, desenvolvida no âmbito descritivo-explicativa. A pesquisa foi realizada com seis diretoras de Escolas Municipais de Educação Básica com o IDEB abaixo da meta pretendida, que responderam um questionário semi-estruturado, contendo oito perguntas relacionadas com a gestão democrática. Ficou evidente nesta pesquisa que a gestão democrática está presente na maioria das escolas, porém nem sempre a teoria e a prática caminham juntas e que há um longo caminho a ser percorrido e obstáculos a serem vencidos, pois os gestores ainda não estão apropriados de forma significativa dos princípios da gestão democrática, assim como a mantenedora apresenta restrições para execução deste processo na integra de sua concepção

Palavras-chave


Gestão democrática. Participação. Comunidade escolar.

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