RELATO DO PROJETO DE EXTENSÃO DESAFIO MODELO DE NEGÓCIO

Emerson Oliveira Rizzatti, Karine Nóra Dias, Vinícius Bittencourt da Silva, Vitor Rodrigues Almada, Cristiano Tolfo

Resumo


INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA

Para que o desenvolvimento de uma região aconteça é necessário que surjam novos empreendimentos. O Desafio Modelo de Negócio é um projeto de extensão com objetivo de incentivar o empreendedorismo inovador de base tecnológica por meio de seleção de ideias e posterior apresentação destas. Divide-se em quatro etapas: seleção das ideias inscritas, apresentação rápida das ideias pelos proponentes, oficina com a metodologia Business Model Canvas, para criação de modelos de negócios inovadores e apresentação dos Canvas para parceiros, convidados e comunidade em geral, onde estes votam e elegem os melhores modelos de negócio.

OBJETIVOS

Este trabalho tem o objetivo de demonstrar a viabilidade do projeto de extensão universitário desafio modelo de negócios, através do relato de experiências dos anos anteriores em que foi realizado. Apresentar os benefícios do projeto, como o fomento do empreendedorismo, da inovação tecnológica e da geração de emprego e renda.

METODOLOGIA

Para organizar o trabalho, realizou-se análise de:

  • documentos: registros quantitativos de participações no projeto, em todas as edições. Estas informações abrangem cada etapa do projeto;

  • questionário de votação: instrumento de coleta de dados qualitativos durante a execução da terceira etapa do projeto. Nesta ferramenta a comunidade vota nas propostas, de acordo determinados critérios;

  • relatos de experiência de membros da equipe executora: percepção do crescimento do projeto, bem como, o relato da concretização das ideias apresentadas em empreendimentos reais.

  • pesquisa de satisfação: aplicada ao final do evento, com objetivo de saber a opinião dos participantes sobre a organização, divulgação, palestras e formato.  


RESULTADOS PARCIAIS OU FINAIS

No ano de 2015, a execução do projeto de extensão Desafio Modelo de Negócio contou com a apresentação de 17 ideias de negócios inovadores baseados em tecnologia, realizadas por alunos de graduação e pós-graduação de três universidades. Recebeu também a participação de empresários e da comunidade acadêmica de três universidades, um instituto federal e duas escolas técnicas de nível médio, totalizando 214 presenças. A expectativa para 2016 é incentivar a apresentação de novas ideias e captação de um maior número de patrocinadores e apoiadores deste projeto.

CONCLUSÕES

Ao concluir a edição 2015 deste projeto de Extensão, foi possível constatar que seus objetivos foram alcançados, em especial o fomento ao empreendedorismo inovador, pois a ideia vencedora da primeira edição do projeto em 2013 se tornou a primeira empresa a ingressar no programa de incubação do Parque Tecnológico do Pampa, PampaTec, o qual oportuniza um ambiente propício às empresas desse perfil, que apresentem condições de gerar novos negócios, emprego e renda na cidade e região. Novas iniciativas devem ser feitas, pois esta é uma ação pontual, que tem como foco estudantes universitários.



Palavras-chave


empreendedorismo, inovação, tecnologia, extensão, modelo de negócio

Texto completo:

DOWNLOAD ARTIGO PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.