COMÉRCIO VIRTUAL NO BRASIL ENSAIO ACERCA DE POLÍTICAS E ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS PARA MAIOR ATRAÇÃO E FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES

NEY EDILSON NOGUEIRA FERNANDES

Resumo


O presente trabalho permeia a discussão das estratégias e políticas empresariais que servirão de ferramentas para uma maior atração de clientes nas empresas do                 Brasil que ofereçam seus produtos na modalidade de loja virtual. O estudo mostra também uma comparação entre o marketing digital e o marketing tradicional e quais deles são os mais rentáveis e lucrativos para as empresas, além de mostrar quais são as vantagens e desvantagens desses modelos de negócios. Também, visa analisar o conhecimento  especifico no tocante à elevada migração dos cliente  das lojas tradicionais e físicas para lojas virtuais no mercado Brasileiro. A metodologia que se adotou foi uma revisão bibliográfica, de nível exploratório, partindo de uma consulta de acervo acadêmico virtual nacional e estrangeiro, posteriormente a sequência do estudo dirigiu-se para uma pesquisa descritiva de cunho quantitativo e qualitativo dos clientes ativos e potencias.  Quanto ao instrumento de pesquisa decidiu-se pelo uso de um questionário implementado via Google Docs divulgado através de email e redes sociais para a coleta dos dados primários. Diante disso, o estudo focou-se nos clientes potenciais ou ativos na busca por constatar os entraves ou insegurança que dificulta a efetivação de um maior índice de vendas. A maioria dos consumidores pesquisados afirmou ter realizado ao menos uma compra online nos sites de empresas, mas daquelas  possuíssem loja física, concluindo assim que o comércio tradicional ainda tem forte influência na decisão para um cliente mesmo que opte comprar através da  internet. Grande parte dos entrevistados respondeu que confiam parcialmente na segurança online para efetuarem suas compras, porém, deixaram claro que ainda existem certos receios que tornam a concretização da compra um pouco complicada. Além disso, verificou-se através do estudo que a insegurança dos consumidores na compra em loja virtual, tem origem no receio de não receber o produto em casa, muitas vezes em função da falta de credibilidade da empresa fornecedora.  Diante desse contexto, pode se afirmar que através de um bom plano de marketing digital, enfatizando as políticas e estratégias, a empresa que adotar as vendas através da loja virtual é capaz de obter um retorno satisfatório a curto e longo prazo no que tange a qualidade, rapidez e precisão das análises obtidas e consequentemente na fidelização dos clientes se conseguir desenvolver a confiança dos seus clientes.

Palavras-chave: marketing digital, estratégias, clientes.


Palavras-chave


Palavras-chave: marketing digital, estratégias, clientes.

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