NOVAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS NOVAS MÍDIAS

LUCAS MACHADO

Resumo


As transformações trazidas pela evolução da tecnologia têm afetado praticamente tudo o que fazemos. Desde os pequenos e corriqueiros atos do dia-a-dia até procedimentos mais complexos como a organização e operacionalização da nossa vida financeira não são feitos como antes. Esse “antes”, porém, é flexível, maleável. A rapidez da evolução digital nos apresenta novidades a todo o momento e continua transformando nossos hábitos diários. Quando restringimos um pouco a abrangência do nosso exercício de observação para a comunicação, essa velocidade da evolução das ferramentas digitais aumenta consideravelmente. Em um ambiente de profunda transformação no modo como os cidadãos se comunicam, os governos têm se apressado em não perder o bonde da história e promover políticas voltadas para o digital. Grande parte dessas iniciativas subutilizam a internet como mera extensão de outros canais de comunicação já existentes. Outras focam na promoção de um ambiente de igualdade de acesso às novas tecnologias. Ambas ações são compreensíveis e necessárias, mas não suficientes. Apresentamos aqui os motivos para acreditar que é necessário pensar políticas públicas para as novas mídias levando em consideração seu alto potencial de interatividade. A internet é um vasto campo de experimentação de políticas que fazem mais fácil a abertura dos governos para para uma maior interferência dos cidadãos através.

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