EDUCAÇÃO DO CAMPO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA: REFLEXÕES A PARTIR DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DE UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO

VANESSA SCHEEREN, Sonia Maria da Silva Junqueira

Resumo


Apresentamos neste artigo um estudo desenvolvido em uma Escola Estadual de Ensino Médio, com atuação em área rural de assentamentos da Reforma Agrária na região da campanha – RS, sob a perspectiva da Educação do Campo e da Educação Matemática Crítica. Este estudo contempla uma análise de conteúdo, realizada a partir do Projeto Político Pedagógico da instituição de ensino, aliado à legislação relacionada à Educação do Campo e à literatura pertinente à Educação do Campo e à Educação Matemática Crítica. Objetivamos, por meio desta investigação, entender se essa escola se reconhece como “Escola do Campo” em seu Projeto Político Pedagógico e como os princípios da Educação Matemática Crítica e da Educação do Campo se relacionam e são contemplados nesse documento. Com base na análise realizada, identificamos que a instituição de ensino se percebe como uma Escola do Campo. Evidenciamos também semelhanças entre princípios elencados pela escola em seu Projeto Político Pedagógico e as preocupações inerentes à Educação Matemática Crítica. Assim como, destacamos que algumas das preocupações emergentes dessa perspectiva são comuns aos princípios que norteiam a Educação do Campo, presentes também no documento da escola, de modo que a inserção da Educação Matemática Crítica neste espaço pode contribuir para o fortalecimento de aspectos relacionados à Educação do Campo.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.