ESTRATÉGIAS DE ENSINO: TRILHANDO CAMINHOS NOVOS

ANGELA CARRETTA, José Cláudio Del Pino, Marli Teresinha Quartieri, Miriam Inês Marchi

Resumo


RESUMO: Este estudo busca analisar a utilização das estratégias de ensino, Estudo de Caso e Estudo Dirigido, nas aulas do Componente Curricular FTMM – Fundamentos Teórico-Metodológicos da Matemática, no Curso de Pedagogia da Universidade da Região da Campanha – Campus Bagé, com o objetivo de romper com as ações que normalmente permeiam a prática educativa da professora na referida disciplina e analisar descritivamente as consequências do desafio da inovação ao investigar que, por meio delas, é possível fortalecer o processo de ensino e de aprendizagem em busca do desenvolvimento de outras habilidades, em decorrência de diferentes experiências educativas. Verificou-se que ambas as estratégias escolhidas proporcionam o estudo individual, permitem a reflexão, a tomada de decisão, o registro, o estímulo ao exercício da escrita e, posteriormente, o compartilhamento acerca do que foi aprendido, em grande grupo. A inserção de estratégias de ensino desta natureza permitiu perceber que são adequadas também em cursos de formação de professores. Além disso, ficou evidente que estudos dirigidos promovem o respeito ao ritmo de cada um, bem como a retomada de alguns aspectos considerados duvidosos. Enquanto que, os estudos de caso promovem a argumentação, estimulam a criatividade e o poder de síntese. A proposta também serviu para realizar a auto-avaliação das estratégias adotadas na prática educativa. Mesmo tendo aplicado ambas as estratégias, em dois momentos distintos, os acadêmicos consideraram muito difícil realizar os estudos de caso.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.