LETRAMENTO, CULTURA E RITUAL: DESAFIOS PEDAGOGICOS PARA O ENSINO RELIGIOSO

HELEONTINO CACERES, ALESSANDRO VASQUES BOER, ELEIDA TERESA LEITE CACERES

Resumo


O Ensino Religioso, de caráter obrigatório na educação básica brasileira, tem em seus docentes a carência de formação adequada para o desenvolvimento de um trabalho eficiente. O objetivo deste estudo foi analisar a relação Interferência do letramento religioso frente às diferentes culturas religiosas de Ensino Religioso frente a essa realidade. Tendo como suporte a literatura, com base nos trabalhos de vários autores sobre o tema em debate, Bakhtin (2012; 2016), Leite (2013), Street (2014), Jung e Semechechem (2015), entre outros. Por meio de uma pesquisa descritiva, qualitativa com enfoque avaliativo, partindo de um levantamento bibliográfico e tendo como metodologia o estudo de caso, investigou a prática docente dos professores de Ensino Religioso em dez escolas da rede pública do município de Bagé/RS e numa amostra composta por 19 professores, por meio da aplicação de um instrumento de pesquisa aos sujeitos da pesquisa, na forma de entrevista semiestruturada, com seis questões fechadas e abertas, a forma de desenvolvimento do trabalho nesta disciplina. Constatou que a maioria dos professores não tem formação para docência na disciplina, não estão preparados, trabalham nas manifestações religiosas da mesma forma com alunos de diversidade religiosa, mas diferenciam o trabalho na sala de aula para atender a todos. Verificou ainda que a maioria das aulas segue o pensamento religioso corrente, isto é, com base no Cristianismo, não contemplando as diversas culturas religiosas ora presentes na escola.

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