EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ENSINO DE CIÊNCIAS: PROPOSTA DE ATIVIDADE PEDAGÓGICA ESTRUTURADA NOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS

Maria Constância Ferreira de Sousa, Renata Hernandez Lindemann

Resumo


O presente trabalho, tem como objetivo apresentar um roteiro de atividade pedagógica para desenvolvimento com estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. Na organização deste roteiro, foi realizada primeiramente uma análise da animação Bee Movie... (2007), e posteriormente organizou-se o roteiro para o desenvolvimento em sala de aula. Este foi estruturado seguindo orientações dos Três Momentos Pedagógicos. O roteiro contempla orientações para abordagem do conteúdo de insetos e a educação ambiental, além de trazer o aluno para protagonizar seu processo de ensino aprendizagem, valorizando seus conhecimentos prévios e seus interesses de aprendizagem.


Texto completo:

PDF

Referências


BEE Movie - A história de uma abelha. Direção: HICKNER, Steve; SMITH, Simon J. Estados Unidos: DreamWorks SKG e DreamWorks Animation, 2007. DVD.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução Nº 2, 15 de junho de 2012. Diretrizes Curriculares Nacionais Para a Educação Ambiental, [S. l.], 15 jun. 2012.

COSTA, Elaine Cristina Pereira; BARROS, Marcelo Diniz Monteiro de. Luz, câmera, ação: o uso de filmes como estratégia para o ensino de Ciências e Biologia. REVISTA PRÁXIS, [s. l.], ano VI, ed. 11, p. 81-93, junho 2014.

DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André. Metodologia do ensino de ciências. [S. l.: s. n.], 1990.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. v. 3.

SOUSA, Maria Constância Ferreira de. A educação ambiental para além da reciclagem: investigando a compreensão de práticas educativas de professores do ensino fundamental. Orientador: Diana Paula Salomão de Freitas. 2017. Monografia (Especialização) - Universidade Federal do Pampa, [S. l.], 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.