COMPOSTOS ORGÂNICOS E RESÍDUOS DA CADEIA PRODUTIVA DO ARROZ COMO SUBSTRATO PARA PRODUÇÃO DE MUDAS DE CANA-DE-AÇÚCAR

THAÍS WACHOLZ KOHLER, William Felipe Osterkamp, Nathael Laufer Dias, João Felipe Mallmann, Cândida Raquel Scherrer Montero, Vanessa Sacramento Cerqueira, Sérgio Delmar e Dos Anjos e Silva

Resumo


O Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar, sendo a cultura, um dos pilares da economia do país. Por isso são necessárias tecnologias que visem a melhoria contínua no setor, principalmente na etapa de plantio, visto que o sistema convencional implica na necessidade de grande quantidade de material de propagação. O sistema de produção de mudas via minitoletes apresenta-se como uma interessante alternativa, porém, esse requer quantidade significativa de substrato. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho foi determinar o potencial agronômico de substratos produzidos a base de um composto orgânico para a produção, a partir de minitoletes, de mudas de cana-de-açúcar genótipo RB867515. Os resíduos utilizados para a produção dos compostos orgânicos foram: bagaço e palha de cana-de-açúcar

casca de acácia e cama de aviário. Para formulação dos substratos adicionou-se diferentes proporções de cinza de casca de arroz e casca de arroz carbonizada aos compostos. Como controle utilizou-se um substrato comercial. Os ensaios de eficiência agronômica foram conduzidos em casa de vegetação, pertencente a Embrapa Clima Temperado, com duração de 70 dias. As variáveis agronômicas avaliadas foram: porcentagem de brotação, número de folhas, diâmetro do colo, altura, massa seca da parte aérea e massa seca da raiz. De maneira geral, os substratos formulados com CO, apresentaram os maiores valores quando comparados a testemunha, para as variáveis agronômicas avaliadas, principalmente nos substratos formulados com as maiores doses de CO. Os substratos T3 (50% CO + 25% CAC + 25% CCA), T4 (75% CO + 12,5% CAC + 12,5% CCA) T5 (100% CO) são os mais indicados para utilização na produção de mudas de cana-de-açúcar do genótipo RB867515.

 


Texto completo:

PDF

Referências


CRUZ, C. D. Genes Software-extended and integrated with the R, Matlab and Selegen. Acta Scientiarum Agronomy, v.38, n.4, p. 547-552, 2016.

DA SILVA, A. D. C. D. et al. Tamanho da semente e substratos na produção de mudas de açaí. Advances in Forestry Science, v.4, n.4, p.151-156, 2017.

GAZOLA, T.; et al. Avaliação de mudas pré-brotadas de cana-de-açúcar provenientes de substratos submetidos a adubação química e orgânica. Científica (Jaboticabal), Jaboticabal, v. 45, n. 3, p. 300-306, 2017.

JAEGGI, M. E. P. C. et al. Desenvolvimento vegetativo de mudas de rabanete em diferentes substratos orgânicos. In: SEMINÁRIO DE AGROECOLOGIA DO SUL, 2., 2016, Dourados. Anais... Dourados, MS: EMBRAPA, 2016.

LANDELL, M. D. A. et al. Sistema de multiplicação de cana-de-açúcar com uso de mudas pré-brotadas (MPB), oriundas de gemas individualizadas. Ribeirão Preto: Instituto Agronômico de Campinas, n.17, 2012.

NICCHIO, B. et al. Efeitos de substratos na qualidade de mudas pré-brotadas de cana-de-açúcar. Pesquisa Agropecuária Pernambucana, v.15, n. 1, 2020.

OLIVEIRA, H. P. et al. Performance of pre-sprouted sugarcane seedlings in response to the application of humic acid and plant growth-promoting bactéria. Semina: Ciências Agrárias, Londrina, v. 39, n. 3, p. 1365-1370, 2018.

PELISSARI, R. A., et al. Lodo têxtil e água residuária da suinocultura na produção de mudas de Eucalyptus grandis (W, Hill ex Maiden). Engenharia Agrícola, v.29, n.2, p. 288-300, 2009.

SANTI, P.H.P. et al. Desenvolvimento de mudas pré-brotadas MPB) de cana-de-açúcar em diferentes substratos. X Workshop de Agroenergia Matérias-Primas. 2016.

SILVA, F.C.S.Manual de análises químicas de solos, plantas e fertilizantes. Brasília: Embrapa Informação Tecnológica; RJ: Embrapa Solos, 2009.

WATTHIER, M. et al. Produção de mudas de alface em substratos a base de composto de tungue em sistema orgânico de produção, no período de verão. Horticultura Brasileira, v.35, n.2, 2017


Apontamentos

  • Não há apontamentos.