OS IMPACTOS DA PANDEMIA DE COVID-19 NO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL INTRAFAMILIAR CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Rafael Bueno da Rosa Moreira, Débora Karoline de Oliveira Magalhães

Resumo


A violência sexual intrafamiliar contra crianças e adolescentes é uma violação de direitos que vem ocorrendo cotidianamente no cenário social brasileiro, sendo de difícil enfrentamento em decorrência das suas complexidades. A pesquisa tem por objetivo geral analisar a exploração sexual comercial de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras. Como objetivos específicos, estabeleceu-se: conceituar a violência sexual intrafamiliar contra crianças e adolescentes; verificar suas causas e agressores; apresentar o contexto da acentuação da violência sexual intrafamiliar na pandemia de Covid-19 e seus impactos. O problema que orienta a pesquisa é quais são os impactos da pandemia de Covid-19 no enfrentamento da violência sexual intrafamiliar contra crianças e adolescentes? O método de abordagem é o dedutivo e o método de procedimento é o monográfico. A técnica de pesquisa é a bibliográfica, onde se teve como alicerce o estudo de artigos científicos, teses e livros. Constata-se, com o desenvolvimento do estudo, a confirmação da hipótese estabelecida inicialmente, ou seja, o Brasil consolidou a proteção jurídica para enfrentar a violência sexual intrafamiliar contra crianças e adolescentes, no entanto são muitos os desafios das políticas públicas intersetoriais em vista das complexidades do problema, estando-se ainda mais acentuadas em decorrência da pandemia de Covid-19.

Texto completo:

PDF

Referências


AZAMBUJA, Maria Regina Fay de. Violência sexual intrafamiliar: é possível proteger a criança? Revista virtual Textos & Contextos, vol. 5, n. 1, p. 1-19, nov. PUCRS: Porto Alegre, RS, Brasil, 2006.

BRASIL. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea. Proteção de crianças e adolescentes no contexto da pandemia da Covid-19: consequências e medidas necessárias para o enfrentamento:12, 2020.

COMISSÃO INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS (CIDH). Pandemia e direitos humanos nas Américas. Resolução nº 1/2020, de 10 de abril de 2020. Disponível em: https://www.oas.org/pt/cidh/decisiones/pdf/Resolucao-1-20-pt.pdf. Acesso em 01 set. 2020.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2011.

MEZZAROBA, Orides; MONTEIRO, Cláudia Servilha. Manual de Metodologia da Pesquisa no Direito. São Paulo: Saraiva, 2015.

MOREIRA, Rafael Bueno da Rosa; CUSTÓDIO, André Viana. O papel das políticas públicas na promoção de ações de sensibilização sobre violência sexual contra crianças e adolescentes. Revista Jurídica Direito e Paz, v. 2, p. 123-144, 2019.

MOREIRA, Rafael Bueno da Rosa; REIS, Suzéte da Silva. A violência intrafamiliar contra crianças e adolescentes: das causas e consequências. In: CUSTÓDIO, André Viana; DIAS, Felipe da Veiga; REIS, Suzéte da Silva (Org). Violência intrafamiliar contra crianças e adolescentes: proteção integral e políticas públicas. Curitiba: Multideia, 2016.

RAMÍREZ, María Cristina Sánchez; MACFARLAND, Carla Angélica Gómez. Violencia intrafamiliar, una visión internacional ante la pandemia por Covid-19. Mirada Legislativa No. 191, Instituto Belisario Domínguez, Senado de la República, Ciudad de México, 16p. 2020.

UNICEF: Fundo das Nações Unidas para a Infância. 10 ações do UNICEF para responder ao coronavírus no Brasil. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/10-acoes-do-unicef-para-responder-ao-coronavirus-no-brasil. Acesso em: 01 set. 2020.

WAISELFISZ, Julio Jacobo. Mapa da violência 2012: Crianças e Adolescentes do Brasil. Rio de Janeiro: Cebela, 2012.

ZAMBAM, Neuro; BOFF, Salete Oro; LIPPSTEIN, Daniela. Metodologia da Pesquisa Jurídica. Florianópolis: Conceito, 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.