A PESQUISA EM EDUCAÇÃO: LETRAMENTOS ACADÊMICOS NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO

Vanessa da Silva Marcon, Cátia Cilene Diogo Goulart, Auriane Erthal, Veronice Camargo da Silva

Resumo


A pesquisa em educação é fundamental, pois possibilita reflexões entre teoria e prática docentes, espaço no qual grupos de pesquisa e extensão acadêmica cumprem papel fundamental na troca de conhecimento. No entanto, o ano de 2020 trouxe um desafio para os envolvidos nessa área de pesquisa, visto que o isolamento social motivado pela pandemia do novo coronavírus levou as instituições de ensino para o contexto do ensino remoto. Diante desse cenário, temos o objetivo de identificar nas falas e ações propostas pelos integrantes do grupo de pesquisa as estratégias adotadas para dar andamento às pesquisas e à extensão universitária no contexto de isolamento social. Os dados para análise são extraídos dos registros das reuniões de estudo dos quais são selecionadas falas de um integrante do grupo relacionadas às ações e ferramentas articuladas no sentido de dar continuidade à pesquisa e extensão universitária. A análise desses dados é feita a partir de uma abordagem qualitativa em um estudo de caso sob o olhar dos novos estudos dos letramentos (STREET, 2014), em que há uma observação atenta das interações nos eventos de letramentos (HEAT, 1982) observados e dos letramentos acadêmicos (LEA; STREET, 2014), que consideram o contexto, a interação e a reflexão dos sujeitos em seus processos internos contemplando letramentos próprios do contexto acadêmico. No recorte analisado é possível perceber a presença dos multiletramentos (ROJO, 2012) nas reuniões por webconferência, produções de recursos literários digitais inclusivos, utilização de editores de vídeo e mídias sociais, entre outros eventos de letramentos vivenciados pelo grupo. Notamos também, o engajamento por parte dos sujeitos, comprometidos com a qualidade e o alcance das propostas do grupo de pesquisa.

Texto completo:

PDF

Referências


HEAT, S.B. The functions and uses of literacy. In: CASTELL, S., LUKE, A. & EGAN, K. eds. Literacy, society, and schooling. Cambridge: Cambridge University Press, 1982.

LEA, M. R.; STREET, B.V. O modelo de “letramentos acadêmicos”: teoria e

aplicações. Filologia e Linguística Portuguesa, São Paulo, v. 16, n. 2, p. 477-493, 2014.

ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.

SILVA, Veronice Camargo da. Relações entre letramento acadêmico no estágio supervisionado e práticas de ação docente do aluno-professor. 2015.

STREET, B.V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no

desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad.: Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014. 240p.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.