A CONSTRUÇÃO DOS LETRAMENTOS: UM DIÁLOGO COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E AS PROPOSTAS PARA O TRABALHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Thais de Oliveira Camejo da Silva, Cátia Cilene Diogo Goulart, Veronice Camargo da Silva

Resumo


A presente pesquisa é um recorte de um estudo maior realizado junto ao Grupo de Pesquisa e Estudos Integrados à Educação: linguagens e letramentos. O objetivo deste estudo constituiu-se em compreender como as propostas curriculares desenvolvidas na Educação Infantil dialogam com as questões dos letramentos apresentados pela Base Nacional Comum Curricular (2017) para a Educação infantil. A pesquisa é de cunho qualitativo, partindo de um estudo de caso, cujos dados foram coletados através de um questionário aplicado à equipe gestora e aos docentes de duas instituições de Educação Infantil de um município do interior do Rio Grande do Sul. O estudo pauta-se no conceito dos Novos Estudos de Letramentos (STREET 1984, LEA, STREET 2006) e nos aspectos que fundamentam a Educação Infantil (RCNEI 1998, DCNEI 2010). Os dados coletados apontam que a proposta curricular para as instituições de Educação Infantil é um processo em construção, bem como os aspectos que englobam as construções dos letramentos  frente à BNCC e às práticas desenvolvidas com as crianças para garantir uma compreensão significativa sobre a relevância do papel social da leitura e da escrita na vida dos infantes.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Base Nacional Comum Curricular, 3ª versão2017. Brasília.MEC.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 dezembro de 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil/Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB, 2010. 36p.:il.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF,1998. 3v.:il.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. 292p.

CARVALHO, R. S. de; GUIZZO, B. S. Políticas de Educação Infantil: conquista, embates e desafios na construção de uma Pedagogia da Infância. R. Educ. Publ. Cuiabá, V.27, n.66, p.771-791, set./dez. 2018.

COLAÇO, Silvana Faccin. A Travesia do ser aluno para o ser professor: práticas de letramento pedagógico no PIBID. Pelotas: UCPEL, 2015. 212f.

GATTI, B. A. Os professores e suas identidades: o desvelamento da heterogeneidade, In: Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n.98, p. 85-90, ago, 1996. Disponível em:

JUNG,N.M. Identidades sociais na escola: gênero, etnicidade, língua e as práticas de letramento em uma comunidade rural multilíngüe. 2003.Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Disponívlem em:

LEA, M. R.; STREET, B. V. Student Writing in higher education: academic literacies approach. Studies in Higher Education. London. June, v.23, n.2, p. 157-16, 1998.

LIVRO DA UFRGS. Métodos de Pesquisa/ [ organizado por] Tatiana Engel Gerhardt e Denise Tolfo Silveira; coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. 120p. il.; 17,5x25cm. Disponível em:

SARMENTO, M. J. As Crianças e a infância: definindo conceitos delimitando o campo. In: PINTO, M. J. As crianças: conceitos e identidades. Braga: Centro de Estudos da Criança da Universidade de Minho, 1997.

STREET, B. V. Literacy in theory and paractice London. Cambridge University Press, 1984.

STREET, B. V. Literacy in theory and paractice London. Cambridge University Press, 2006.

YIN, Robert K. Estudo de Caso: planejamento e métodos/ Robert K. Yin; trad. Daniel Grassi – 2. Ed. – Porto Alegre: Bookman, 2001.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.