O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO DAS GRADES CURRICULARES DOS CURSOS EAD DE LICENCIATURA

Mauro Ricardo Velasques Sotelo, Rita de Cascia de Ribeiro Sotelo

Resumo


O governo brasileiro publicou no ano de 2003 a lei 10.639 de 09 de janeiro de 2003, norma regulamentadora que tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira nos estabelecimentos de educação fundamental e médio, oficiais e particulares. Mais tarde essa legislação foi alterada pela lei 11.645 de 10 de março de 2008 que também incluiu a obrigação do ensino de história e cultura indígena. Sendo que os referidos conteúdos deverão ser ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística, literatura e história brasileira. O objetivo desta pesquisa foi a verificação de como os futuros professores estão tendo o primeiro contato com o ensino sobre História e Cultura Afro-brasileira e Indígena. Num primeiro momento foi realizada uma análise documental das grades curriculares dos cursos de licenciatura em artes, Literatura e história todos na modalidade EAD oferecidos no município de Uruguaiana. Após consolidamos a extração dos dados obtidos em em uma tabela que posteriormente foi confrontada com uma análise qualitativa referente a importância do ensino sobre História e Cultura Afro-brasileira e Indígena. Com destaque para as portarias do Conselho Nacional de Educação que regram o tema. Após esse processo foi possível detectar como os futuros professores estão tendo o primeiro contato com essa temática ainda na graduação ou somente na capacitação continuada.


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