REFLEXÕES SOBRE NOSSAS APRENDIZAGENS NOS ESTUDOS FEMINISTAS NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Eliandra Silva model

Resumo


Analisarei as experiências de leituras de estudantes do programa de Pós-Graduação em Educação na disciplina de Gênero, Raça e Classe sobre autoras brasileiras -mulheres feministas- brancas e negras e como elas estão relacionadas com nossas vidas. Para (re)conhecer e refletir sobre os estudos feministas realizamos leituras de Heleieth Saffioti (1987), Lélia Gonzales (2010), e Ivone Gebara (2000) por meio de debates em sala de aula virtual. Nesse percurso (auto) formativo, através da etnografia, observei (des)conhecimento das leituras feministas pelos estudantes. No entanto refletir sobre o empoderamento feminino é um meio de luta para a transformação social na vida das mulheres.


Texto completo:

PDF

Referências


EGGERT, Edla. Ainda sobre feminismo e suas possibilidades na docência da Pós-Graduação em Educação. Imagens da Educação, v. 9, n.º 3, e 48731, 2019.

GEBARA, IVONE. A mobilidade da senzala feminina: mulheres nordestinas, vida melhor e feminismo. Editora Paulinas, São Paulo, 2000.

MALINOWSKI, Bronislaw. Os argonautas do Pacífico Ocidental: um relato do empreendimento e da aventura dos nativos nos arquipélagos da Nova Guiné melanésia. São Paulo: Ubu Editora, 2018.

RIOS, Flavia; RATTS, Alex. Lélia Gonzales. São Paulo: Editora Selo Negro. 2010.

SAFFIOTI, Heleieth. O poder do macho. 7. Ed. São Paulo: Editora Moderna. 1987.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.