O CONTEXTO HISTÓRICO DA NEUROPSICOPEDAGOGIA FRENTE OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DE SUA PRÁTICA O CONTEXTO HISTÓRICO DA NEUROPSICOPEDAGOGIA FRENTE OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DE SUA PRÁTICA

Liliane Martins Costa

Resumo


RESUMO: Para estruturação do presente trabalho, utilizou-se como método (dedutivo) a pesquisa e o embasamento teórico a respeito do tema, a fim de apresentar um enfoque conceitual e prático sobre a formação da neuropsipedagogia no Brasil. Em segundo plano, desenvolveu-se uma análise dos conceitos teóricos e evolutivos das ciências geradoras do conhecimento que propiciaram, através de muito estudo multidisciplinar, a criação da área que relaciona a forma de estruturação cerebral com a fixação do aprendizado, denominada de neuropsicopedagogia, bem como analisou-se de forma concisa a legislação reguladora dos profissionais atuantes. Os resultados práticos relativos ao tema mostram uma educação brasileira que engatinha nos calcanhares do desenvolvimento do processo de ensino- aprendizagem e ainda apresenta diversos tabus quanto aos educados que sofrem alguma dificuldade educacional. Logo, tem-se que a pesquisa e a disseminação dos métodos neuropsicopedagógicos deveriam passar a serem prioridades na educação, suas implicações positivas, unicamente focadas em entender a estruturação da captação de conteúdo pelo educando e capazes de melhorar e desenvolver de forma absurda o processo de ensino- aprendizagem, quaisquer que sejam os níveis acadêmicos, busca o fim do mito do “fracasso escolar” e uma melhoria no quadro geral da educação brasileira. Impossível negar que uma expansão dos conceitos e práticas neuropsicopedagógicas é a cada dia mais necessária na educação nacional.

 

Palavras-chave: Neuropsicopedagogia; Neurociências; Processo de ensino-aprendizagem.


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