A PROTEÇÃO JURÍDICA AO ESTÁGIO E APRENDIZAGEM DE ADOLESCENTES

Fernanda Martins Ramos, Rafael Bueno da Rosa Moreira

Resumo


O tema da pesquisa trata da proteção jurídica infraconstitucional ao estágio e aprendizagem. A pesquisa tem por objetivo geral analisar a proteção jurídica ao estágio e aprendizagem de adolescentes. Com tal finalidade, propôs-se como objetivos específicos: conceituar aprendizagem; expor concepções jurídicas sobre o estágio; identificar a garantia do desenvolvimento integral e humano de adolescentes no estágio e aprendizagem. O problema que orienta a pesquisa é como vem sendo garantida a proteção jurídica ao estágio e aprendizagem de adolescentes no Brasil? O método de abordagem é o dedutivo, tendo como método de procedimento o monográfico. Utilizou-se da técnica de pesquisa bibliográfica, com base em artigos científicos e livros. Constata-se que a aprendizagem e o estágio são maneiras de desenvolvimento educacional de adolescentes, possuindo o intuito de contribuir com o desenvolvimento humano e proporcionar a formação profissional para o desenvolvimento da vida adulta. Ela capacita para o trabalho e proporciona a inclusão social aos adolescentes, trazendo responsabilidades que estão de acordo com o seu desenvolvimento, assegurando-se, assim, a proteção integral prevista na legislação internacional, constitucional e infraconstitucional.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Consolidação das Leis do Trabalho. 1943. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Decreto-Lei/Del5452.htm. Acesso em: 20 Set. 2020.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm. Acesso em: 06 ago. 2020.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069compilado.htm. Acesso em: 06 ago. 2020.

BRASIL. Lei n. 11.788. 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm. Acesso em: 20 Set. 2020.

MOREIRA, Rafael Bueno da Rosa; CUSTÓDIO, André Viana. O papel das políticas públicas na promoção de ações de sensibilização sobre violência sexual contra crianças e adolescentes. Revista Jurídica Direito e Paz, Lorena, n. 41, ano XII, p. 123-144, jun./dez. 2019.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2011.

MEZZAROBA, Orides; MONTEIRO, Cláudia Servilha. Manual de Metodologia da Pesquisa no Direito. São Paulo: Saraiva, 2015.

MOREIRA, Rafael Bueno da Rosa; CUSTÓDIO, André Viana. A Influência do Direito Internacional no Processo de Erradicação do Trabalho Infantil no Brasil. Revista Direitos Fundamentais e Democracia, Curitiba, n. 02, v. 23, p. 178-197, mai./ago. 2018.

NAVES, Rubens; GAZONI, Carolina. Direito ao Futuro: Desafios para a Efetivação dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes. São Paulo: Imprensa Oficial, 2010.

ZAMBAM, Neuro; BOFF, Salete Oro; LIPPSTEIN, Daniela. Metodologia da Pesquisa Jurídica. Florianópolis: Conceito, 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.