REVISÃO DE DEMANDA CONTRATADA NOS CAMPI DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA

Carlos Cardoso da Costa e Silva Júnior, Tiago Fouchy Dias

Resumo


Politicas públicas, através de decretos como o 8540 de 9 de outubro de 2015 e portarias como a 23/2015 do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão estabelecem boas práticas de gestão e uso de Energia Elétrica em autarquias federais. Este trabalho tem por finalidade a revisão das demandas de energia contratada e modalidade tarifaria de dez campi da Universidade Federal do Pampa. A metodologia empregada baseia-se na analise de um período retroativo de doze meses, para definir o perfil de consumo da instalação, onde a demanda ótima é encontrada através de uma busca extensiva, devido ao pequeno espaço de solução do problema de otimização. A indicação da nova demanda contrata é efetivada utilizando a demanda ótima dos doze meses retroativos, um fator de crescimento vegetativa da carga e a previsão de conclusão de novas instalações dentro do campus. Para comprovar a eficiência do método foi realizada a análise preliminarmente em um Campus, onde a economia de energia em um período de dez meses foi de 8,2%.


Texto completo:

PDF

Referências


ANEEL. Resolução Normativa no 414, 2011b.

BATISTA, O. E.; FLAUZINO, R. A. Medidas de gestão energética de baixo custo como estratégia para redução de custos com energia elétrica. Revista gepros. Gestão da produção, operação e sistemas, Vol. 7, No 4, p.117-134, 2012.

MENDIS, N. N. R.; PERERA, N. Energy Audit: A Case Study. In: 2006 INTERNATIONAL CONFERENCE ON INFORMATION AND AUTOMATION. Anais... IEEE, dez. 2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.