CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS INCLUSIVA: OLHARES SOBRE A AUDIODESCRIÇÃO

Jaison Marques Luiz, Cátia Cilene Diogo Goulart, Kélen Fernanda Muneretto Forner, Veronice Camargo da Silva

Resumo


Ao falar de inclusão para pessoas com deficiência na contação de histórias, percebe-se a escassez de adaptações prévias com recursos de audiodescrição, pois muitas vezes, os filmes são adequados somente após seu lançamento. Pensando nisso, o Grupo de Pesquisa e Estudos Integrados à Educação: Linguagens e Letramentos questiona sobre a compreensão de uma prática de contação de histórias, na perspectiva da inclusão, pensada para pessoas com deficiência visual. Por conseguinte, a presente pesquisa objetiva identificar como se constitui o processo de elaboração e inclusão da audiodescrição na adaptação de histórias. O percurso metodológico utilizado para o estudo baseia-se em uma pesquisa qualitativa, num primeiro momento bibliográfica e depois descritiva, do tipo estudos descritivos, com a exposição de cada etapa desenvolvida pelos pesquisadores. Todavia, observou-se que a audiodescrição é um recurso que contempla não apenas as pessoas deficientes visuais, mas todas aquelas que sofrem privações pela carente funcionalidade da visão, principalmente, em uma contação de histórias cuja criatividade é essencial para concretizá-la.

Texto completo:

PDF

Referências


BERSCH, Rita. Introdução à tecnologia assistiva. Porto Alegre: CEDI, v. 21, 2008.

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A metodologia científica. 5.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2002.

DE LIMA, Francisco José. Introdução aos estudos do roteiro para áudio-descrição: sugestões para a construção de um script anotado. Revista brasileira de tradução visual, v. 7, n. 7, 2011.

FREITAS, Leondeniz Candido de. A audiodescrição sob a perspectiva do usuário. A audiodescrição sob a perspectiva do usuário, 2015.

SISTO, Celso. Contando a gente acredita. SISTO, Celso. Textos e

pretextos sobre a arte de contar histórias, v. 2, 2005.

STREET, Brian; BAGNO, Marcos. Perspectivas interculturais sobre o letramento. Filologia e linguística portuguesa, n. 8, p. 465-488, 2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.