GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL

Maria Victória Pasquoto de Freitas, Francesca Rosa dos Santos

Resumo


A presente pesquisa trata da gravidez na adolescência como um problema de saúde pública no Brasil, a partir da percepção dos riscos de saúde para a adolescente e o bebê e dos prejuízos da reprodução precoce para o desenvolvimento das meninas. O questionamento que norteia a pesquisa consiste em verificar: “Quais as políticas públicas existentes para a prevenção da gravidez na adolescência?”. O objetivo geral é analisar a gravidez na adolescência como um problema de saúde pública no Brasil, através da exposição de dados, e o objetivo específico é verificar as políticas públicas e econômicas voltadas as adolescentes e as meninas-mães. O método de abordagem utilizado foi o dedutivo, partindo de uma premissa geral, da gravidez na adolescência como um problema de saúde pública, até uma premissa específica, que é a análise de políticas públicas necessárias para prevenir a reprodução precoce de meninas. Foi empregado o procedimento monográfico e a técnica de pesquisa de documentação indireta, por meio da análise bibliográfica e documental. Preliminarmente, verifica-se que os números de meninas-mães e grávidas são alarmantes, sendo preciso um especial direcionamento das políticas públicas não apenas na perspectiva nacional, mas descentralizadas nos âmbitos municipal e estadual, para que haja maior divulgação, nos diversos contextos sócio-familiares, sobre as formas de prevenção da gravidez precoce e um real acolhimento das meninas-mães.


Texto completo:

PDF

Referências


FUNDO DE POPULAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Fecundidade e maternidade adolescente no Cone Sul: Anotações para a construção de uma agenda comum. 2016. Disponível em: . Acesso em: 3 set. 2020.

MELHADO, Amanda et al. Gravidez na adolescência: apoia integral à gestante e à mãe adolescente como fator de proteção da reincidência. Departamento de Pediatria da Santa Casa de São Paulo, São Paulo, v. 5, n. 2, jul. 2008. Disponível em: . Acesso em: 4 set. 2020.

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL. Gravidez na adolescência: impacto na vida das famílias e das adolescentes e jovens mulheres. 2019. Disponível em: . Acesso em: 3 set. 2020.

ONU BRASIL. Taxa de gravidez adolescente no Brasil está acima da média latino-americana e caribenha. 2018. Disponível em: . Acesso em: 4 set. 2020.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO. Cá entre nós: guia de educação integral em sexualidade entre jovens. 2012. Disponível em: . Acesso em: 3 set. 2020

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Prevenção da gravidez na adolescência. 2019. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin /user_upload/Adolescencia_-_21621c-GPA__Prevencao_Gravidez_Adolescen cia.pdf>. Acesso em: 4 set. 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.