CONHECENDO O BIOMA PAMPA: O EMPREGO DAS TIC COM OS PRINCÍPIOS DA TFC

Vanessa Silva de Brito Bandeira, Ticiane da Rosa Osório, Márcio Marques Martins

Resumo


Atualmente as TIC tem se tornado ferramentas indispensáveis no novo contexto escolar, em razão da pandemia mundial do COVID-19. O presente trabalho tenciona relatar uma atividade realizada com os alunos do Ensino Fundamental do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora do município de Bagé/RS. A atividade foi iniciada através de aulas expositivas nas web-conferências com duas turmas de 7º ano do ensino fundamental II, com um total de 30 alunos. Durante as aulas foi abordado o tema: características gerais das plantas. A proponente construiu um Blog intitulado “Plantas Nativas do RS”, ao qual os alunos tiveram a oportunidade de conhecer melhor o Bioma Pampa. Por meio da análise dos materiais infográficos construídos pelos alunos, percebeu-se que os mesmos assimilaram novos conhecimentos acerca do Bioma Pampa.  Afirmar-se que mesmo no contexto atual de isolamento social, as TIC tornam-se aliadas na construção do conhecimento, uma vez que é impossível o contato presencial através de um trabalho prático para a construção do conhecimento autônomo.


Texto completo:

PDF

Referências


CARVALHO, A. A. A representação do conhecimento segundo a teoria da flexibilidade cognitiva. Revista Portuguesa de Educação,Universidade do Minho, v. 13, n. 1, p. 169-184, 2000. Disponível em: < http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/488/ 1/AnaAmeliaCarvalho.pdf > Acesso em 09 Setembro de 2020.

GAMA, LINDA NICE; TAVARES, Cláudia Mara de Melo. Educação e mídias: implicações contemporâneas no cotidiano acadêmico. Texto contexto - enferm., Florianópolis , v. 24, n. 2, p. 593-599, June 2015 . Disponível em Acesso em:08 de Setembro de 2020.

HEIDEN G & IGANCI JR (2009) Sobre a paisagem e a flora. In: Stumfp ERT, Barbieri RL & Heiden G (eds.) Cores e formas no Bioma Pampa: plantas ornamentais nativas. Embrapa Clima Temperado, Pelotas. Pp. 23-35.

IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (2004) Mapa de Biomas do Brasil. Disponível em . Acesso em 17 de Setembro 2020.

SPIRO, R. & JEHNG, J. (1990). Cognitive flflexibility and hypertext: Theory and

technology for the non-linear and multidimensional traversal of complex

subject matter. D. Nix & R. Spiro (eds.), Cognition, Education, and Multimedia.

Hillsdale, NJ: Erlbaum, 163-205.

WITTGENSTEIN, L. Observaciones sobre los fundamentos de la matemática. Versión de Isidoro Reguera. Madrid: Alianza Editorial, 1987.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.