FAZENDO HISTÓRIA: DOCÊNCIA E REINVENÇÃO DO PIBID HISTÓRIA URCAMP EM PERÍODO PANDÊMICO

Clarisse Ismério, Vinícius Menezes

Resumo


Reinvenção foi a palavra mais usada e praticada em 2020 e 2021, pois a pandemia do COVID 19 desafiou os educadores a rever suas metodologias e práticas de ensino. Portanto objetivamos relatar as experiências docentes do PIBID História, neste período pandêmico. Trata-se de um relato de experiência, cuja narrativa alicerça-se nas metodologias e práticas desenvolvidas pelos bolsistas desenvolvidas na EMEF Fundação Bidart. E, visando refletir as práticas desenvolvidas utilizamos o procedimento técnico da pesquisa-ação. Para atender as demandas do contexto diferencial os conteúdos foram ministrados em aulas síncronas e assíncronas, utilizando recursos digitais como Padlet, Kahoot e Google form, tendo como suporte a rede social Whatsapp e plataformas digitais como o Google Classroom para socialização. E o Google Meet tornou-se a sala de aula virtual para tirar dúvidas e eventuais atividades extras. Foi um processo contínuo de amadurecimento e  reinvenção da docência em meio pandêmico, propiciada pela atuação do PIBID História Urcamp nas práticas educativas desenvolvidas na  EMEF Fundação Bidart.



Texto completo:

PDF

Referências


CARRETTA, ngela. O fazer docente no atual cenário da educação superior. In. ISMÉRIO, Clarisse. Educação em suas múltiplas faces e sensibilidades. Ponta Grossa, Texto e Contexto, 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GIRAFFA, Lúcia. Jornada nas Escol@s: A nova geração de professores e alunos. In. Tecnologias, sociedade e conhecimento vol. 1, n. 1, nov/2013. Disponível em: https://www.nied.unicamp.br/revista/index.php/tsc/article/view/112/100 Acesso em: 06 de setembro de 2020.

GONÇALVES, Luciane. M. M. e MORAIS, Juliana, M. O USO DO PADLET NO ENSINO: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA. In. VI SEC Simpósio de Ensino de Ciências. 1. sd. Revista Interdisciplinar de Tecnologias e Educação - Vol. 5 Ed. Especial. Lorena/SP. p. 1 – 13. Disponível em: http://rinte.ifsp.edu.br/index.php/RInTE/article/view/460 Acesso em: 06 de setembro de 2021.

ISMÉRIO, Clarisse e SEVERO, Christian. Virtualizando as competências de Clio: metodologias ativas e experiências de ensino de História em período pandêmico. In: In: SILVEIRA, Paula Lemos (Org.). O ensino em contexto pandêmico [livro eletrônico]. São Paulo: Vecher, 2021. Disponível em: https://editora.vecher.com.br/index.php/vel/catalog/view/5/5/78-1 Acesso em: 05 de setembro de 2021.

ISMÉRIO, Clarisse; SEVERO, Christian e RODRIGUES, William.

As competências de Clio: narrativa do processo de construção do currículo por competências . In.: Brazilian Journal of Development,

Curitiba, v. 5, n. 8, p. 11428 – 11439, ago. 2019. Disponível em: . Acesso em: 05 de setembro de 2021.

ISMÉRIO, Clarisse; CAPPELLARI, Lize Helena: CARRETTA, ngela e DRUMM, Elisabeth. Rincão do Inferno: patrimônio geoambiental e cultural situado às margens do rio Camaquã , Confins, USP, no. 31, ano 2017. Disponível em: https://journals.openedition.org/confins/12086 Acesso em: 06 de setembro de 2021.

LUCA, Tania Regina de. A história dos, nos e por meio dos periódicos. In: PINSKY, Carla Bassanezi (org.). Fontes Históricas. 2o Ed. São Paulo: Contexto, 2010, p. 111-153.

LÜCK, Heloísa. Pedagogia interdisciplinar - fundamentos teórico-metodológicos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

NASCIMENTO, Wilson Elmer; BAROLLI, Elisabeth. Professor supervisor do PIBID: possibilidades de desenvolvimento profissional. Aguas de Lindóia: Abrapec. p 1-8, Nov. 2013. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/ixenpec/atas/resumos/R0279-1.pdf. Acesso em: 27 jun. 2021.

SANDRI, Vanessa; TERRAZZAN, Eduardo Adolfo. Caracterização de práticas de supervisão docente desenvolvidas por bolsistas supervisores participantes do PIBID. Aguas de Lindóia: Abrapec. p 1-8, Nov. 2013. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/ixenpec/atas/resumos/R1635-1.pdf. Acesso em: 27 jun.2021

SILVA, Adilson da et al. Metodologias Ativas: um desafio para o trabalho da orientação. In.: SILVA, A. R. L. da; BIEGING, P.; e BUSARELLO, R. I. (Org.). Metodologias Ativas na Educação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2017.

SILVA, Juliane Aparecida de Melo Silva e RIBEIRO, Janete Santa Maria. O jornal como ferramenta didática. R. Eletr. Cient. Inov. Tecnol, Medianeira, v.8 n.17 2017. E – 4770. Disponível em: https://revistas.utfpr.edu.br/recit/article/download/e-4770/pdf Acesso em: 06 de setembro de 2021.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.