A GAMIFICAÇÃO COMO FERRAMENTA AUXILIAR NA REVISÃO DE CONTEÚDOS DE DESENHO TÉCNICO: UM ESTUDO DE CASO

Enilda Trindade Borba, Cristiano Corrêa Ferreira

Resumo


A gamificação vem sendo utilizada como ferramenta de motivação para o aprendizado em diversas áreas do ensino. O presente estudo tem como objetivo desenvolver e aplicar atividades gamificadas a uma turma do curso de Engenharia de produção que cursa a disciplina de Engenharia do Produto 1, com o intuito de proporcionar aos alunos uma revisão dos conteúdos de expressão gráfica vistos no Desenho Técnico 1 e 2. A metodologia utilizada contou com um pré-teste que permitiu a identificação da relação que os alunos mantinham com o desenvolvimento da habilidade de expressão gráfica; o desenvolvimento e a aplicação de dois jogos visando trabalhar as lacunas identificadas no aprendizado de Desenho Técnico; e a posterior comparação por meio da aplicação de um pós-teste que identificou um aumento médio de cerca de 6% no número de acertos às questões aplicadas. A gamificação mostrou-se uma ferramenta útil ao propósito de promover uma revisão de conteúdos, proporcionou momentos didáticos descontraídos e promoveu a motivação e o engajamento dos alunos durante as atividades.


Texto completo:

PDF

Referências


BRAGA, Eduardo dos S. de O.; LIMA, Valéria da S. O bingo das frações sob a ótica da resolução de problemas. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, Natal, v. 6, n. 16, p. 244-256, 2020. Disponível em: http://periodicos.uern.br/index.php /RECEI/article/view/4141.

BUSARELLO, Raul Inácio; ULBRICHT, Vania Ribas; FADEL, Luciane Maria. A gamificação e a sistemática de jogo: conceitos sobre a gamificação como recurso motivacional. Gamificação na educação. São Paulo: Pimenta Cultural, p. 11-37, 2014. Disponível em https://www.pimentacultural.com/gamificacao-na-educacao.

FONTE 1, Quiz do Desenho. Disponível em: https://create.kahoot.it/share/ quizz-sobre-desenho-tecnico-2/40968419-4ef0-4591-b2c0-3d4816ef5f08.

FONTE 2, Bingo do Desenho. Disponível em: https://bingobaker.com/#5590a 7675520b32e.

FRENCH, Thomas E. Desenho Técnico. Traduzido por Soveral Ferreira de Souza e Paulo de Barros Ferlini. 19. ed. Porto Alegre, RS: Globo, 1978. 217 p.

FUCKS, Patrícia Marasca; PORTELA, Valéria Ortaça; SCHNEIDER, Fabio José Andres. Ensino e extensão universitária e suas relações interdisciplinares com o desenho técnico. In: SIIEPE 2013 – Simpósio Internacional sobre Interdisciplinaridade no Ensino, na Pesquisa e na Extensão – Região Sul, 2013, Florianópolis/SC. Disponível em: http://www.siiepe.ufsc.br/wp-content/uploads /2013/10/J-Fucks.pdf.

OLIVEIRA, Luciana de S.; BESSA, Juliana M. R.; DE ABREU, Vanessa M.; BEZERRA, Aline S. Aplicativo Kahoot como metodologia ativa de ensino no curso de graduação de engenharia de alimentos da Universidade Federal do Ceará. VI Congresso Nacional da Educação. 2020. Disponível em: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53007.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 23 ed. São Paulo: Cortez, 2007.

SILVA, João Batista da; SALES, Gilvandenys Leite; CASTRO, Juscileide Braga de. Gamificação como estratégia de aprendizagem ativa no ensino de Física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 41, 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Joao-Silva-102/publication/332512198 _Gamificacao_como_estrategia_de_aprendizagem_ativa_no_ensino_de_Fisica/links/5cd2329ba6fdccc9dd9390d5/Gamificacao-como-estrategia-de-aprendizagem-ativa-no-ensino-de-Fisica.pdf.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.