IMPORTÂNCIA DE UMA EFICIENTE EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA EM UMA ORGANIZAÇÃO MILITAR DO EXÉRCITO BRASILEIRO

Uiliam Acosta Arruda, Carine da Rosa Crixel, João Cleber de Souza Lopes, Jose Antonio Cescon, Luiz Vanderlei Frescura

Resumo


A eficiência dos órgãos públicos tem sido questionada pela população em geral. A situação financeira do país reforça a importância de que os órgãos públicos realizem uma melhor gestão dos recursos orçamentários a ele descentralizados, não sendo exceção uma Unidade Militar, haja vista que também gere recursos provenientes de impostos arrecadados das mais diversas formas. Nesse contexto, a presente pesquisa buscou analisar como a falta de planejamento em uma Unidade Gestora, que no caso também é uma Organização Militar, impacta na execução orçamentária, bem como as ferramentas de apoio a decisão do Ordenador de Despesas daquela Unidade. Tendo como objetivo geral identificar como o planejamento orçamentário influencia na execução da despesa, no caso do 10º Batalhão Logístico, situado em Alegrete/RS.

A metodologia utilizada na referida pesquisa foi a Bibliográfica, utilizando de fontes de consulta, seja de acesso ao público como, por exemplo, o Portal da Transparência do Governo Federal, seja de acesso interno, para os servidores e/ou militares, como por exemplo o SIAFI e o SAG. Foram extraídos dados orçamentários e financeiros da referida UG, referentes aos exercícios financeiros de 2016, 2017 e 2018. Os dados coletados foram incluídos em uma planilha com a finalidade de melhor verificar os índices da gestão nos respectivos anos, bem como apontar as consequências da falta de planejamento na execução do crédito descentralizado a UG.

Por fim, após as análises, foi possível identificar, com base no parâmetro estabelecido, que o ano com a gestão mais eficiente na Unidade foi o 2017, pois houve uma maior equidade nos valores em cada estágio da despesa e consequentemente um menor valor inscrito em RPNP, mas com o cuidado de não expor a figura do OD nos respectivos exercícios financeiros.

 

Palavras-chave: Planejamento; Execução Orçamentária; Crédito


Texto completo:

PDF

Referências


ARAUJO. E.M. Os problemas na liquidação e pagamento da despesa em uma Unidade Gestora do Exército Brasileiro. 2016. Disponível em:https://app.uff.br/riuff/handle/1/2213. Acessado em 15 de agosto de 2018.

BRASIL. 2011. LEI Nº 12.527, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2011. Disponível em:.Acessado em 25 de outubro de 2018.

BRASIL. 1964. LEI No 4.320, DE 17 DE MARÇO DE 1964. Disponível em:. Acessado em 25 de outubro de 2018.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. D. Metodologia do trabalho científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2ª. ed. Novo Hamburgo: UniversiadeFreevale, 2013, disponível em:

. Acessado em 01 de maio de 2018.

TESOURO NACIONAL. Execução orçamentária, BRASIL. Disponível em: . Acessado em 07 de maio de 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.