O ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA SEXUAL INTRAFAMILIAR NO CONTEXTO DE ISOLAMENTO SOCIAL

Rafael Bueno da Rosa Moreira, Amanda Geisler Aires Bispar

Resumo


A violência sexual no âmbito intrafamiliar é uma forma de violação de direitos que, em muitos casos, sucede outras modalidades de violência, consistindo em um dos principais motivos para o acolhimento de crianças e adolescentes. A medida de acolhimento institucional, trazida pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, é aplicável quando os direitos reconhecidos pelo Estatuto forem ameaçados ou violados, tratando-se de medida provisória e excepcional, utilizável como forma de transição para a colocação em família substituta, não implicando privação de liberdade. O presente artigo tem por objetivo geral analisar o acolhimento institucional de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual intrafamiliar no contexto de isolamento social. Para tal, propõe-se como objetivos específicos: contextualizar aspectos sobre a violência sexual intrafamiliar contra crianças e adolescentes no Brasil; apresentar os princípios da proteção integral, prioridade absoluta e melhor interesse da criança e do adolescente; e demonstrar o procedimento de acolhimento institucional de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual intrafamiliar no contexto de isolamento social.  O problema que orienta a pesquisa é como está sendo desenvolvido o procedimento de acolhimento institucional de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual intrafamiliar no contexto de isolamento social? O método de abordagem é o dedutivo, tendo como métodos de procedimento o monográfico. Utilizou-se da técnica de pesquisa bibliográfica, baseando-se em artigos científicos, teses e livros. Constata-se que recomendações para a proteção integral de crianças e adolescentes em situação de acolhimento durante a pandemia de Covid-19 foram promovidas pelos órgãos públicos, sendo estas de extrema relevância para que crianças e adolescentes tenham seus direitos garantidos. No Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes, o Poder Judiciário possui função elementar dentro dessa sistemática, atuando enquanto órgão fiscalizador e promotor de condições que tornem efetiva a garantia dos Direitos Fundamentais de crianças e adolescentes acolhidas.

Texto completo:

PDF

Referências


AZAMBUJA, Maria Regina Fay de. Violência sexual intrafamiliar: é possível proteger a criança? Revista virtual Textos & Contextos, n. 1, v. 5, p. 1-19, nov. 2006.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm. Acesso em: 06 ago. 2021.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069compilado.htm. Acesso em: 28 jul. 2021.

BRASIL. Presidência da República. Ministério da Cidadania; Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. Nota Pública. Medidas de Prevenção ao Coronavírus nas Unidades de Acolhimento Institucional. 2020. Disponível em: http://www.crianca.mppr.mp.br/arquivos/File/legis/covid19/nota_publica_mmfdh_prevencao_covid19_acolhimento.pdf. Acesso em: 20 ago. 2021.

BRASIL. UNA-SUS. Organização Mundial de Saúde declara pandemia do novo Coronavírus. Disponível em: https://www.unasus.gov.br/noticia/organizacao-mundial-de-saude-declara pandemia-de-coronavirus. Acesso em: 15 ago. 2021.

BRASIL. Corregedoria Nacional de Justiça. Pedido de Providências - 0002302-31.2020.2.00.0000. 2020. Disponível em: http://www.crianca.mppr.mp.br/arquivos/File/legis/covid19/cnj_corregedoria_autoriza_audiencias_covid19.pdf. Acesso em: 22 ago. 2021.

BRASIL. Presidência da República. Ministério da Cidadania; Secretaria Especial do Desenvolvimento Social; Secretaria Nacional de Assistência Social. Portaria n. 59, de 22 de abril de 2020. 2020. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-59-de-22-de-abril-de-2020-253753930. Acesso em: 31 jul. 2021.

BRASIL. Presidência da República. Ministério da Cidadania. Recomendação Conjunta, nº 1 de 16 de abril de 2020. 2020. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/recomendacao-conjunta-n-1-de-16-de-abril-de-2020-253004251. Acesso em: 15 ago. 2021.

BRASIL. Presidência da República. Ministério do Desenvolvimento Social. Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Recomendações do Conanda para a Proteção Integral a Crianças e Adolescentes durante a Pandemia do Covid-19. 2020. Disponível em: http://www.crianca.mppr.mp.br/arquivos/File/legis/covid19/recomendacoes_conanda_covid19_25032020.pdf. Acesso em: 18 ago. 2021.

BRASIL. Conselho Nacional do Ministério Público. Relatório da Infância e Juventude – Resolução nº 71/2011: Um olhar mais atento aos serviços de acolhimento de crianças e adolescentes no País. Brasília: Conselho Nacional do Ministério Público, 2013.

CUSTÓDIO, André Viana; MOREIRA, Rafael Bueno da Rosa. Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescentes: Reflexões Contemporâneas no Contexto do Brasil, da Argentina e do Uruguai. Curitiba: Multideia, 2015.

CUSTÓDIO, André Viana; MOREIRA, Rafael Bueno da Rosa. O papel das políticas públicas na promoção de ações de sensibilização sobre violência sexual contra crianças e adolescentes. Revista Jurídica Direito e Paz, Lorena, n. 41, ano XII, p. 123-144, jun./dez. 2019.

CUSTÓDIO, André Viana; MOREIRA, Rafael Bueno da Rosa. Estratégias Municipais para o Enfrentamento da Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescentes. In: XXVII Encontro Nacional do CONPEDI, 27, 2018, Salvador. Anais eletrônicos. Salvador: UFBA, 2018.

FERRAJOLI, Luigi. Derechos y garantías: la ley del más débil. Madrid: Trotta,

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2011.

MEZZAROBA, Orides; MONTEIRO, Cláudia Servilha. Manual de Metodologia da Pesquisa no Direito. São Paulo: Saraiva, 2015.

MOREIRA, Rafael Bueno da Rosa. As estratégias e ações de políticas públicas para a erradicação da exploração sexual comercial nos municípios brasileiros no contexto jurídico e político da teoria da proteção integral dos direitos da criança e do adolescente. 2020. 291 f. Tese (Doutorado em Direito), Programa de Pós-Graduação em Direito. Universidade de Santa Cruz do Sul - Unisc, Santa Cruz do Sul, 2020.

MOREIRA, Rafael Bueno da Rosa; CUSTÓDIO, André Viana. A Influência do Direito Internacional no Processo de Erradicação do Trabalho Infantil no Brasil. Revista Direitos Fundamentais e Democracia, Curitiba, n. 02, v. 23, p. 178-197, mai./ago. 2018.

MOREIRA, Rafael Bueno da Rosa; CUSTÓDIO, André Viana. A garantia do direito à educação de crianças e adolescentes no contexto das políticas públicas brasileiras. Revista Brasileira de Políticas Públicas, Brasília, n. 01, v. 5, p. 224-245, jan./jun. 2015.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Convenção sobre os Direitos da Criança. 1989. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/convencao-sobre-os-direitos-da-crianca. Acesso em: 25 ago. 2021.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração Universal dos Direitos da Criança. 1959. Disponível em: https://crianca.mppr.mp.br/pagina-1069.html. Acesso em: 30 ago. 2021.

SABINO, Elizandro; DUARTE, Julia Souza. A evolução histórica dos direitos da criança e do adolescente no Brasil: a concretização da proteção integral, via principiológica estruturante e concretizante. In: CUSTÓDIO, André Viana; DIAS, Felipe de Veiga; REIS, Suzéte da Silva (Organizadores). Violência intrafamiliar contra crianças e adolescentes: proteção integral e políticas públicas. Curitiba: Multideia Editora, 2016.

SILVA, Enid Rocha Andrade da; OLIVEIRA, Valéria Rezende de. Proteção de crianças e adolescentes no contexto da pandemia da Covid-19: consequências e medidas necessárias para o enfrentamento. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - Ipea, n. 70. 2020.

VERONESE, Josiane Rose Petry; MOREIRA, Ana Selma. As Medidas de Proteção. In: VERONESE, Josiane Rose Petry (Coordenadora). Direito da Criança e do Adolescente: Novo Curso – Novos Temas. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2017.

VERONESE, Josiane Rose Petry; LIMA, Fernanda da Silva. Política Pública para a Criança e o Adolescente no Brasil: uma trajetória de avanços e desafios. In: VERONESE, Josiane Rose Petry (Coordenadora). Direito da Criança e do Adolescente: Novo Curso – Novos Temas. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2017.

VERONESE, Josiane Rose Petry; CUSTÓDIO, André Viana. Direito da Criança e do Adolescente para o concurso de Juiz do Trabalho. São Paulo: Edipro, 2001.

VIEIRA, Monique Soares. Violência sexual contra meninas: do silêncio ao enfrentamento. Revista Libertas, Juiz de Fora, n. 2, v. 18, p.101-116, ago./dez. 2018.

WAISELFISZ, Julio Jacobo. Mapa da violência 2012: Crianças e Adolescentes do Brasil. Rio de Janeiro: Cebela, 2012.

ZAMBAM, Neuro; BOFF, Salete Oro; LIPPSTEIN, Daniela. Metodologia da Pesquisa Jurídica. Florianópolis: Conceito, 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.