EDUCAÇÃO FINANCEIRA EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO

Vera Lúcia Duarte Ferreira, Denice Aparecida Fontana Nisxota Menegais, Cristiano Corrêa Ferreira, Carina Morales Pereira, Cassiane Freitas de Freita

Resumo


O presente artigo tem por objetivo identificar de que forma os Ambientes Virtuais de Aprendizagem são utilizados como estratégia de ensino e aprendizagem na área de Educação Financeira. Para tanto, valeu-se de um Mapeamento Sistemático da Literatura que foi realizado a partir de três bases de dados: Periódicos CAPES, da Base Digital de Teses e Dissertações e Google Acadêmico, num recorte temporal de 2015 a 2020. Após triagem composta pelos filtros de critérios de inclusão e exclusão e uma breve leitura das produções acadêmicas encontradas, chegou-se, então, no total de 9 produções selecionadas. Assim, a partir da análise dos textos pode-se fazer a categorização e constatar que as metodologias mais empregadas foram em primeiro lugar o design universal seguido de gamificação, resolução de problemas e metodologias ativas: baseada em projetos. Também mostrou-se as potencialidades desses ambientes virtuais de aprendizagem no que tange aos aprendizes a compreender, gerir e implementar as finanças do cotidiano.


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