PROGRAMAS DE INTEGRIDADE NA PREVENÇÃO E COMBATE À CORRUPÇÃO: PERSPECTIVAS PARA OS SETORES PÚBLICO E PRIVADO

Chaiene Meira de Oliveira, Rogério Gesta Leal

Resumo


Com o presente trabalho objetiva-se verificar de que forma os programas de integridade podem ser utilizados para prevenção e combate à corrupção com base em uma análise da sua utilização pelos setores público e privado. Considerando a complexidade das relações existentes entre a administração pública e a iniciativa privada, a qual pode ser exemplificada na celebração de contratos administrativos, bem como a dificuldade de identificação dos atos ilícitos, questiona-se: como os programas de integridade podem ser utilizados na prevenção e combate à corrupção no setor público e privado? Para responder ao problema de pesquisa utilizou-se do método de abordagem dedutivo, método de procedimento monográfico e quanto às técnicas de pesquisa estas resumem-se a consulta em livros, artigos, periódicos, teses, dissertações, dentre outros meios. Os objetivos específicos, em conformidade com a divisão dos capítulos, são em um primeiro momento delimitar os aspectos conceituais e normativos acerca do fenômeno da corrupção no Brasil; descrever a forma de estruturação dos programas de integridade no setor público e privado e; por fim, verificar de que forma tais programas de integridade podem ser utilizados na prevenção e combate às práticas corruptivas. Diante do exposto, considerando que a pesquisa encontra-se em andamento, a conclusão é de que os programas de integridade são essenciais não apenas para prevenção e combate à corrupção, mas também para obtenção de melhores resultados a longo prazo, além de conferirem negócios mais éticos celebrados entre a iniciativa privada e a administração pública.

Texto completo:

PDF

Referências


ANTONIK, Luis Roberto. Compliance, ética, responsabilidade social e empresarial: uma visão prática. Rio de Janeiro, RJ: Alta Books, 2016.

ASSI, Marcos. Gestão de compliance e seus desafios: como implementar controles internos, superar dificuldades e manter a eficiência dos negócios. São Paulo: Saint Paul Editora, 2013.

BITTENCOURT, Sidney. Comentários à lei anticorrupção: Lei 12.846/2013. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2014.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 5 out. 1988. Disponível em: . Acesso em 02 set. 2021.

BRASIL. Lei 12.846/2013. Dispõe sobre a responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 1 ago. 2013. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12846.htm>. Acesso em 01 set. 2021.

BRASIL. Lei 13.303/2016. Dispõe sobre o estatuto jurídico da empresa pública, da sociedade de economia mista e de suas subsidiárias, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 30 jun. 2016. Disponível em: . Acesso em 02 set. 2021.

BRASIL. Decreto 9.203/2017. Dispõe sobre a política de governança da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 22 nov. 2017. Disponível em: . Acesso em 02 set. 2021.

ETZIONI, Amitai. Capital corruption. The new attack on American Democracy. New Jersey: Transaction Inc, 1984.

LEAL, Rogério Gesta. Patologias corruptivas nas relações entre Estado, administração pública e sociedade: causas, consequências e tratamentos. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2013.

ROSE-ACKERMAN, Susan. Trust, honesty, and corruption: reflection on the state-building process. Yale Law School: Program for Studies in Law, Economics, and Public Policy. 2001.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.