INTRODUÇÃO AOS CONCEITOS CIENTIFICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Geovana Santos dos Santos

Resumo


A proposta do trabalho é a elaborar uma sequência didática e os respectivos materiais didáticos para promover uma atividade de alfabetização científica na Educação Infantil de forma a estabelecer uma inter-relação entre o saber prévio da criança com o prático, envolvido nas atividades experimentais e lúdicas. O intuito da realização deste trabalho é a busca por uma estratégia de ensinar e avaliar a aprendizagem das crianças, assim desenvolvendo o gosto e a curiosidade pela ciência, e então formar futuros estudantes propensos a se interessar pelas áreas citadas, tais como Ciências, Biologia, Física e Química. Esta produção educacional possibilitará a outros docentes a aplicação da mesma, e contribuirá para a literatura brasileira, no processo de alfabetização cientifica no Brasil, por ser um assunto novo ainda, assim como aplicação e o uso da técnica Lapbook. E como meta pessoal a melhoria da didática em sala de aula, assim solidificando o Ensino de Ciências na Educação Infantil, e a implementação da alfabetização cientifica no Brasil.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, E. S. A.; FACHÍN-TERÁN, A. A alfabetização científica na Educação Infantil: possibilidades de integração. Lat. Am. J. Sci. Educ, v. 2, p. 12032, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Lei nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, 2010.

BYBEE, R. W. (1995). Achieving scientific literacy. In: The science teacher, v. 62, n. 7, p. 28-33, Arlington: United States, oct.

DAMIANI M. F. et al. Discutindo pesquisa do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de Educação [45] 57-67. Pelotas: FaE/PPGE/UFPel, 2013

LORENZETTI, L.; DELIZOICOV, D. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciência, Belo Horizonte, v. 3, n.1, p. 45-61, jun. 2001.

MOREIRA, M. A. Metodologias de Pesquisa em Ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011.

PIAGET, Jean. The psychology of intelligence. Routledge, 2005.

SASSERON, Lúcia Helena; DE CARVALHO, Anna Maria Pessoa. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em ensino de ciências, v. 16, n. 1, p. 59-77, 2016.

SPIRO, R. J., et al. Multiple analogies for complex concepts: antidotes for analogy – induced misconceptions in advanced knowledge acquisition. Cambridge: Cambridge University Press. 1987


Apontamentos

  • Não há apontamentos.