PIBID ONLINE: LITERATURA INFANTIL E LÚDICO EM CENA

Gláucia Pereira Lemos, Daniela Delfim Cruz, Susana Colman Lorefice

Resumo


Este artigo apresenta sob o olhar de bolsistas supervisoras as interfaces do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID- do curso de Pedagogia URCAMP Bagé/RS em tempos de Pandemia COVID19, com ações em turmas de segundos anos de três escolas municipais da rede de ensino de Bagé/RS: Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria de Lourdes Machado Molina, Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Germano e Escola Municipal Cívico - Militar de Ensino Fundamental São Pedro. Driblando as limitações impostas pelas dificuldades de acesso e de infraestrutura aos meios digitais, de forma integrada a coordenação do projeto e os bolsistas, buscaram estratégias no enfrentamento destes obstáculos. Através de atividades remotas as fábulas e histórias infantis obtiveram a centralidade da temática do planejamento entre abril e junho, quando as atividades foram desenvolvidas através de práticas online operacionalizadas através da plataforma Google meet, aula remota, grupo da turma no whatsapp e aula gravada, priorizando sempre o encantamento que o lúdico e o mundo das histórias infantis proporciona. Esta reinvenção exigiu a união de múltiplos esforços, adequação de estratégias desde o período que antecedeu o contato das bolsistas com as turmas, passando pelo cuidado de seleção/produção das atividades, ajustes e aprimoramento destas, culminando na avaliação onde foi e ainda é, pois o trabalho prossegue, momento de reflexão dos efeitos da intervenção junto às turmas, resultando para as bolsistas na elaboração de estratégias, manipulação de modelos e escolha de planejamentos, seleção/produção de jogos lúdicos adaptados ao meio eletrônico, pesquisa de atividades interativas para envio ou exploração com as turmas, observância e avaliação das produções enviadas pelos alunos.


Texto completo:

PDF

Referências


ABRAMOVICH, Fani. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo:

Scipione, 1997.

FREIRE. Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática

educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004.

MALUF, Ângela Cristina Munhoz, Brincar prazer e aprendizado. Petrópolis,

RJ:Vozes,2003.

SANTOS, Santa Marli Pires dos. A ludicidade como ciência. Petrópolis, RJ:

Vozes, 2001.

POSTIC, Marcel. O Imaginário na relação pedagógica. Tradução: Mario José Ferreira Pinto. Rio Tinto: Asa, 1992.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.