A FALÁCIA DO EMPREENDEDORISMO COMO POLÍTICA PÚBLICA DE EMPREGO E RENDA

Vilmar Pina Dias Junior, Vera Maria Ribeiro Nogueira

Resumo


Assegurar o direito ao trabalho é uma preocupação da maioria das sociedades, pois o Estado não tem condições de oferecer vagas de emprego para todos que necessitam, portanto é imprescindível desenvolver políticas públicas para desenvolver diversas áreas da sociedade para que auxiliem a conquista dos cidadãos de um lugar no mercado de trabalho. Para intermediar a criação de postos de trabalho o Estado se utiliza de políticas públicas como forma de auxiliar o cidadão encontrar espaço no mercado de trabalho. Nos últimos anos o Estado vem incentivando o empreendedorismo como solução para os desempregados. O que se buscará nesse artigo é descobrir se o empreendedorismo pode se configurar como uma política pública para geração de emprego e renda aos brasileiros desempregados. A metodologia aplicada será o dedutivo, através de uma abordagem qualitativa, a pesquisa se dará de forma bibliográfica. Conclui-se que o empreendedorismo como política pública como substituto ao trabalho formal é uma falácia, servindo para enfraquecer os direitos sociais e jogar o indivíduo a sua própria sorte.

Texto completo:

PDF

Referências


ADELANTADO, José; NOGUERA, J.A. y RAMBLA, X. El marco de análisis: las relaciones complejas entre estructura social y políticas sociales. Cambios en el Estado del Bienestar. Barcelona: Icaria. 2000.

ANTUNES, Ricardo. Os Sentidos do Trabalho: Ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo, Boitempo, 2009.

BRAGHINI, Marcelo, Reforma trabalhista: flexibilização das normas sociais do trabalho, São Paulo/SP: LTr, 2017.

BUCCI, Maria Paula Dallari. Método E e Aplicações Da da Abordagem Direito E e Políticas Públicas (DPP). Rei - Revista estudos institucionais, [S.l.], v. 5, n. 3, p. 791-832, dez. 2019. ISSN 2447-5467. Disponível em: . Acesso em: 18 mar. 2021. doi:https://doi.org/10.21783/rei.v5i3.430.

CAMPOS, Adriano, SOEIRO, José, A falácia do empreendedorismo, Lisboa, Bertrand Editora, 2016.

CARDOSO, Adalberto Moreira, Construção da Sociedade do Trabalho no Brasil: Uma investigação sobre a persistência secular das desigualdades – 02. ed. Rio de Janeiro/RJ, Amazon, 2019.

DOLABELA, Fernando. Pedagogia empreendedora. São Paulo: Editora Cultura. 2003.

FELICIANO, Guilherme Guimarães. Curso crítico de direito do trabalho: teoria geral do direito do trabalho. São Paulo: Saraiva, 2013.

FERNANDES, Florestan. Padrões de dominação externa na América Latina. In: FERNANDES, F. Sociedade de classes e subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.

FONTENELLE, I. A. Pós-modernidade: Trabalho e Consumo. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

GEM Global Entrepreneurship Monitor. EmprendedorismoEmpreendedorismo no Brasil: 2013. Curitiba IBQP, 2015.

GORZ, André. O imaterial: conhecimento, valor e capital. São Paulo: Annablume, 2005.

HAFKIN, Jeremy. O fim dos empregos: o continuo crescimento do desemprego em todo o mundo. São Paulo: M.Books do Brasil Editora Ltda, 2004.

HARVEY, David. Condição pós-moderna. 13ª ed. São Paulo: Loyola 2004.

HONNETH, Axel, Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais, 2º ed. São Paulo: Editora 34, 2008.

MARX, Karl, O Capital: crítica da economia política: livro I: o processo de produção do capital. 2º ed., São Paulo, Boitempo, 2017.

MEZZAROBA, Orides; MONTEIRO, Cláudia Servilha. Manual de Metodologia da Pesquisa do Direito. São Paulo: Saraiva, 2015.

PEREIRA, Potyara. Discussões conceituais sobre política social como política pública e direito de cidadania. In. BOSCHETTI, Ivanete et all. Política Social no capitalismo: tendências contemporâneas. São Paulo: Cortez, 2008.

SANTOS, Wanderley Guilherme dos. Cidadania e Justiça Social: A Política Social na Ordem Brasileira. Rio de Janeiro, Campus. 1987.

SCHUMPETER, Joseph. A. Teoria do desenvolvimento econômico: uma investigação sobre o lucro, capital, crédito, juro, e o ciclo econômico. São Paulo: Nova Cultura 1985.

SENNETT, Richard. A corrosão do caráter: as consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.