AS CONSEQUÊNCIAS DA EXPLORAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL RURAL
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar as consequências do trabalho infantil no meio rural sob a óptica do marco teórico da proteção integral. Já os objetivos específicos incluem a contextualização do trabalho infantil rural e a análise das consequências dessa violação de direito. O questionamento central da pesquisa é: Como se estabelecem as consequências do trabalho infantil rural? A hipótese inicial sugere que o trabalho infantil rural não é um evento isolado, mas um ciclo intergeracional de vulnerabilidades que reproduz desigualdades socioeconômicas e compromete significativamente a performance plena das normas internacionais e nacionais de proteção, agravado pela precariedade rural e pela globalização. O método de abordagem utilizado é dedutivo, com as técnicas de pesquisa bibliográfica e documental.
Texto completo:
PDFReferências
CABRAL, Maria Eliza Leal. As políticas públicas para o enfrentamento do trabalho infantil nas cadeias produtivas da agricultura familiar. 2020. 142 f. Dissertação (Mestrado em Direito) – Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, 2020.
CUSTÓDIO, André Viana; FREITAS, Higor Neves de. As políticas socioassistenciais na prevenção e erradicação do trabalho infantil. Revista de Direito Econômico e Socioambiental, v. 11, n. 2, p. 224-253, 2020.
CUSTÓDIO, André Viana; MOREIRA, Rafael Bueno da Rosa. Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescentes: Reflexões Contemporâneas no Contexto do Brasil, da Argentina e do Uruguai. Curitiba: Multideia, 2015
CUSTÓDIO, André Viana; VERONESE, Josiane Rose Petry. Trabalho infantil: a negação do ser criança e adolescente no Brasil. Florianópolis: Ed. OAB/SC, 2007.
CUSTÓDIO, André, Viana; CABRAL, M. Eliza. Trabalho infantil na agricultura familiar: uma violação de direitos humanos perpetuada no meio rural. Revista Jurídica em Pauta, v. 1, n. 2, p. 3–15, 2019.
FREITAS, Higor Neves de Freitas. A articulação intersetorial de políticas públicas para a prevenção e erradicação do trabalho infantil indígena no Brasil contemporâneo no contexto da sustentabilidade territorial. 2025. 268 f. Tese (Doutorado em Direito), Programa de Pós-graduação em Direito, Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, 2025.
MOREIRA, Rafael Bueno da Rosa. As estratégias e ações de políticas públicas para a erradicação da exploração sexual comercial nos municípios brasileiros no contexto jurídico e político da teoria da proteção integral dos direitos da criança e do adolescente. 2020. 292 f. Tese (Doutorado em Direito), Programa de Pós-graduação em Direito, Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, 2016.
REIS; Suzéte da Silva; CUSTÓDIO, André Viana. Trabalho infantil nos meios de comunicação: o espetáculo da violação dos direitos humanos de crianças e adolescentes. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2017.
SOUZA, Ismael Francisco de. O reordenamento do programa de erradicação do trabalho infantil (PETI): estratégias para concretização de políticas públicas socioassistenciais para crianças e adolescentes no Brasil. 2016. 277 f. Tese (Doutorado em Direito), Programa de Pós-graduação em Direito, Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, 2016.
UNICEF. Child Labour: Global estimates 2020, trends and the road forward. Disponível em: https://data.unicef.org/resources/child-labour-2020-global-estimates-trends-and-the-road-forward/. Acesso em 07 out. 2025.
VERONESE, Josiane Rose Petry; CUSTÓDIO, André Viana. Trabalho infantil doméstico no Brasil. Editora Saraiva, 2013.
Apontamentos
- Não há apontamentos.