COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E AMPLIADA: O PROTOCOLO PECS® COMO RECURSO PARA EMISSÃO DE MANDOS EM CRIANÇAS COM TEA
Resumo
A Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA) é uma subárea da Tecnologia Assistiva que oferece alternativas de comunicação para indivíduos sem fala funcional. Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) frequentemente apresentam déficits na comunicação verbal, limitando a expressão de necessidades, desejos e relações sociais. O Picture Exchange Communication System (PECS®) surge como uma estratégia eficaz para ensino de mandos, proporcionando maior autonomia e participação social. Este artigo revisa a fundamentação teórica do PECS®, suas fases de implementação, abordagem educacional em pirâmide e evidências científicas sobre a eficácia do protocolo na inclusão escolar de crianças com TEA. A literatura indica que o PECS® favorece a aquisição de mandos, generalização do comportamento comunicativo e integração em ambientes educacionais, quando associado à participação familiar e capacitação de profissionais.
Texto completo:
PDFReferências
ALBERTO, P. A.; TROUTMAN, A. C. Applied behavior analysis for teachers. 8. Ed. Upper saddle river: pearson/merrill prentice hall, 2009.
BLACKSTONE, S. W.; WILLIAMS, M. B.; WILKINS, D. P. Key principles underlying research and practice in aac. Augmentative and alternative communication, v. 23, n. 3, p. 191-203, 2007.
BONDY, A.; AZAROFF, R. The pyramid approach to education. Newark, de: pyramid educational consultants, 2002.
BONDY, A.; FROST, L. The picture exchange communication system. Focus on autistic behavior, v. 9, n. 3, p. 1-19, 1994.
BONDY, A.; FROST, L. The picture exchange communication system (pecs): training manual. 2. Ed. Newark, de: pyramid educational consultants, 2002.
BOURQUE, M. J. ET AL. Increasing social interaction using pecs in children with asd in inclusive classrooms. Journal of autism and developmental disorders, v. 46, n. 2, p. 774-787, 2016.
CALCULATOR, S. N. Augmentative and alternative communication (aac) and inclusive education for students with the most severe disabilities. International journal of inclusive education, v. 13, n. 1, p. 93-113, 2009.
CARRÉ, A. ET AL. Pecs and generalization of communication in children with autism. Autism, v. 13, n. 4, p. 389-407, 2009.
CHARLOP-CHRISTY, M. H.; CARPENTER, M. Modified pecs and its impact on speech development in children with autism. Journal of autism and developmental disorders, v. 30, n. 6, p. 535-547, 2000.
CHRISTY, M. H. ET AL. Research on pecs and speech outcomes in children with autism. Journal of applied behavior analysis, v. 35, p. 213-231, 2002.
FIDALGO, A.; GODOI, M.; GIOIA, P. Aplicação do pecs em crianças com autismo: estudo de caso. Revista brasileira de educação especial, v. 6, n. 2, p. 221-234, 2000.
GANZ, J. B.; SIMPSON, R. L.; CORBIN-NEWSOME, J. The impact of the picture exchange communication system on requesting and speech development in children with autism spectrum disorders and related developmental disabilities. Research in autism spectrum disorders, v. 2, n. 1, p. 157-169, 2008.
GONÇALVES, M. J. Comunicação suplementar e alternativa: contribuições para a inclusão. Campinas: autores associados, 2008.
HORNER, R. H. ET AL. The use of single-subject research to identify evidence-based practice in special education. Exceptional children, v. 71, n. 2, p. 165-179, 2005.
KWAN, C. Augmentative communication interventions in autism: a systematic review. Autism research, v. 10, n. 3, p. 468-480, 2017.
LUND, S. K.; LIGHT, J. Long-term outcomes for individuals who use augmentative and alternative communication: part i – what is a “good” outcome? Augmentative and alternative communication, v. 23, n. 2, p. 127-141, 2007.
MANZINI, E. J. Educação inclusiva: formação de professores e práticas pedagógicas. São paulo: cortez, 2012.
MIRENDA, P.; ERICKSON, K. Augmentative communication and literacy development in children with severe disabilities. Journal of speech, language, and hearing research, v. 43, p. 373-389, 2000.
NUNES, D. R. P. Comunicação alternativa e inclusão de alunos com autismo. Revista educação especial, v. 21, n. 31, p. 91-106, 2008.
NUNES, D. R. P. Autismo e comunicação alternativa: estudos e intervenções. Porto alegre: mediação, 2013.
NUNES, D. R. P.; SANTOS, J. P. Adaptações do pecs no contexto escolar inclusivo. Revista brasileira de educação especial, v. 21, n. 2, p. 217-232, 2015.
OWENS, R. E. Language development: an introduction. 4. Ed. New york: macmillan, 1996.
SCHWARTZ, I. S.; GARFINKLE, A. N.; BAUER, J. The picture exchange communication system: Communication outcomes for young children with disabilities. Topics in early childhood special education, v. 18, N. 3, P. 144-159, 1998.
SKINNER, B. F. Verbal behavior. New york: appleton-century-crofts, 1957.
SUNDBERG, M. L.; MICHAEL, J. The benefits of skinner’s analysis of verbal behavior for children with autism. Behavior modification, v. 25, n. 5, p. 698-724, 2001.
TOGASHI, C. M.; WALTER, C. C. F. Uso do PECS em contextos escolares inclusivos: estudo de caso. Revista educação especial, v. 29, n. 54, p. 155-170, 2016.
WALTER, C. C. F.; NUNES, D. R. P. Comunicação alternativa em crianças com autismo: estudo exploratório. Revista educação especial, v. 21, n. 33, p. 63-76, 2008.
WENDT, O. Research on the use of pecs and speech development in autism spectrum disorders: a meta-analysis. Augmentative and alternative communication, v. 25, n. 4, p. 280-293, 2009.
YODER, P.; STONE, W. L. Randomized comparison of two communication interventions for preschoolers with autism spectrum disorders. Journal of consulting and clinical psychology, v. 74, n. 3, p. 426-435, 2006.
Apontamentos
- Não há apontamentos.