Perspectivas na comercialização de hortaliças orgânicas por meio de cestas em Fraiburgo - SC

Sérgio Domingues, Ariel Bonadiman, Gentil Carneiro Gabardo, Marlei Bento da Costa, Keli Cristina dos Santos

Resumo


A produção e a comercialização de produtos orgânicos em geral através da confecção de cestas entregues em domicílio é uma alternativa interessante para os produtores agroecológicos e para população. No Brasil, um dos grandes desafios para a cadeia produtiva de orgânicos, principalmente para os agricultores familiares, encontra-se na comercialização desses produtos e aos processos associados: transporte, processamento, armazenamento, embalagem. A agricultura orgânica normalmente associada ao pequeno produtor, está aplicada a sistemas diversos e em menor escala, por ser desenvolvida por agricultores familiares, uma das principais características e a mão de obra dos membros familiares. Considerando a demanda crescente por essa forma de produção e a hipótese de que existem dificuldades para a venda desses produtos por agricultores familiares, o objetivo desse trabalho foi analisar a comercialização de hortaliças orgânicas por meio de cestas entregues a domicílio. O método foi baseado em um estudo de mercado realizado entre janeiro e abril de 2015 com a aplicação de questionários estruturados em 63 residências em Fraiburgo, Santa Catarina. Os resultados apontam que os entrevistados são receptivos em adquirir uma cesta de frutas e verduras da época, produzidos de forma orgânica por semana e admitem pagar até 10% a mais pelos produtos. Cada família estima gastar aproximadamente R$ 20,00 por cesta/semana. Conclui-se que as cestas, associadas com o mercado institucional, são possibilidades de mercado viável para agricultura agroecológica e aproximação entre produtores e consumidores.

Palavras-chave


Agroecologia, feira, Domicílio

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