Evolução do Curso de Farmácia- URCAMP sob o olhar das publicações de Trabalhos de Conclusão de Curso

ANA PAULA SIMÕES MENEZES, Graciela Maldaner, Patrílcia Albano Marino

Resumo


O Curso de Farmácia da URCAMP, fundado em 1999 e reconhecido em 2001, sempre acompanhou as exigências das Diretrizes Nacionais Curriculares (DCN). Entretanto, um requisito sempre preservado foi a exigência do desenvolvimento de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para a obtenção do título de Farmacêutico. O objetivo do estudo foi realizar um perfil dos TCCs desenvolvidos no curso durante os últimos dez anos. Foram avaliados todos os TCCs desenvolvidos entre 2007 a 2016 no Curso de Farmácia- URCAMP. A busca foi realizada a partir dos currículos Lattes dos docentes em exercício no período avaliado. Foram levantados todos os títulos dos TCCs por ano de apresentação, sendo os mesmos agrupados em cinco áreas do conhecimento das Ciências Farmacêuticas. Ao total foram realizados 165 TCCS; verificou-se uma prevalência de produção na maioria dos anos na Área de Cuidados Farmacêuticos, estando a mesma com uma frequência de publicação igual a 80 trabalhos (48,5%. As demais Áreas de Conhecimento estiveram representados por um viés experimental. Do total de trabalhos experimentais (n=85), foi possível observar uma pequena diferença entre as Análises Clínicas (n=33) e a Produção e Controle de Medicamentos/Cosméticos (n=30). Os dados apresentados nessa pesquisa evidenciam o processo de amadurecimento do Curso de Farmácia desde sua implantação, no que tange as adequações propostas pelas Diretrizes Curriculares para Curso de Farmácia e adequações necessárias para o atendimento do Projeto Pedagógico do Curso, o qual se alinha ao Plano de Desenvolvimento Institucional. O corpo docente do Curso de Farmácia da URCAMP, de maneira diversificada e participando de distintas condições institucionais ao longo do tempo, sempre zelou para o sucesso acadêmico, culminando na excelência e diversidade de temáticas da Farmácia. Mesmo com limitação de estrutura laboratorial, ausência de docente de área específica ou mesmo de alunos.


Palavras-chave


Farmacêuticas; Trabalho de Conclusão de Curso; Educação

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.