COMPARAÇÃO ENTRE ÍNDICES DE COMPETITIVIDADE DO BRASIL NO MERCADO INTERNACIONAL DE MARMELO

Patricia Maciejewski, Fernanda Moreira Oliveira, Aline Ramm, Tiago Scheunemann, Roberta Manica Berto

Resumo


O trabalho objetivou comparar os índices de competitividade Posição Relativa e Vantagem Comparativa Revelada do Brasil no mercado internacional de marmelo entre os anos de 1961 a 2013. O método de pesquisa utilizado foi analítico-descritivo, e baseou-se na coleta de dados estatísticos de produção (toneladas), valores das exportações e importações (1.000 US$) dos principais países de destaque internacional. Os dados foram obtidos da Food and Agriculture Organization of the United Nations, United Nations Commodity Trade Statistics Database e Sistema de Análise das Informações de Comércio Exterior, Secretaria de Comércio Exterior no período de 1961 a 2013. Os valores das exportações e importações foram usados para calcular os índices de competitividade. O cálculo do Índice de Posição Relativa (POS) do Brasil no mercado internacional de marmelo foi determinado conforme estabelecido por Lafay. Para que se determine a posição de uma nação no mercado internacional de um produto, ou seja, a competitividade entre países, faz-se necessário que se calcule o seu saldo comercial: exportações menos importações do produto k, no tempo n, do país i; em relação ao total do referido produto (k) comercializado no mundo (W), valor total das exportações mais as importações mundiais deste produto, em um determinado período de tempo. O Índice de Vantagem Comparativa Revelada (VCR) foi calculado segundo Balassa. Pode-se concluir que ao longo da série histórica houve decréscimos na produção brasileira de marmelo, o que levou o país a ser o trigésimo quinto produtor mundial em 2013, fato esse que reflete sobre os valores exportados pelo país. A posição competitiva do Brasil no mercado internacional de marmelo não obteve êxito.

 


Palavras-chave


Lafay; Balassa; exportação

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