A INFORMÁTICA COMO FERRAMENTA DE ESTÍMULO COGNITIVO PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

MELINA OLIVEIRA BILHALVA CAMARGO

Resumo


Esta pesquisa tem como objetivo explorar e experienciar o uso de ferramentas computacionais na educação de crianças com Transtorno do Espectro Autista, observando sua contribuição como recurso educacional e facilitador do trabalho de professores de classes inclusivas. Através do estudo de métodos de intervenção comportamental, criados para reduzir os déficits apresentados pelos portadores deste Transtorno, foram classificadas algumas atividades para serem aplicadas nos testes. Para realizar tais atividades, foram escolhidos quatro alunos com idade entre 3 e 10 anos, matriculados em uma escola particular e diagnosticados com este Transtorno. Ao final dos testes, foi possível identificar avanços cognitivos e comportamentais nos alunos que foram observados. A partir disto, podemos concluir que o uso da informática no âmbito da educação especial colabora para o desenvolvimento e inclusão do aluno, bem como fornece ao professor uma nova ferramenta para auxiliar no seu trabalho.


Palavras-chave


Transtorno do Espectro Autista. Educação Inclusiva. Informática.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.