ENVELHECIMENTO ATIVO E EDUCAÇÃO: UNIVERSIDADE SÊNIOR DE BAGÉ

DAIANE MADEIRA GOMES, Gilnara da Costa Corrêa Oliveira

Resumo


O presente trabalho é uma construção de saberes realizada através da pesquisa científica, que investiga sobre a educação não formal para os idosos, que tem como finalidade a conclusão do Curso de Especialização em Educação e Diversidade Cultural da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).  Esta monografia teve como objetivo buscar um conhecimento mais detalhado sobre a Universidade Sênior de Bagé e também sobre o envelhecimento ativo dos alunos da mesma, além de verificar o currículo desenvolvido, analisando as mudanças psicossociais e culturais do idoso.  Como processo metodológico utilizou-se de uma pesquisa exploratória com delineamento qualitativo. Para isso foram realizadas entrevistas com a coordenadora vigente no ano de 2016, e logo após com alguns alunos da instituição que aceitaram participar voluntariamente da mesma. A partir da análise destes dados, elencaram-se as seguintes categorias: O começo de tudo, Idoso em Constante Movimento, Bem Estar Físico e Psicológico, Obstáculos no Percurso e Poder De Vida. O trabalho descreve a implantação da Universidade Sênior no Centro do Idoso, a construção do currículo de acordo com a educação não formal vinculado também aos benefícios para o envelhecimento ativo. Por fim conclui-se que a Universidade Sênior de Bagé esta diretamente interligada as mudanças psicossociais, culturais e no âmbito da saúde do idoso, proporcionando um envelhecimento ativo.


Palavras-chave


Universidade sênior, Envelhecimento ativo, Idosos

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