Transporte Escolar: Importância e Dificuldades

EDISON ARAN NUNES KRUSSER, ALESSANDRO VASQUES BOER, HELEONTINO UBIRACI LEITE CACERES, JULIANE BEATRIZ LISSNER, THAIS DANZMANN CHAVES, EUZÉBIA KRUSSER FERRARI

Resumo


RESUMO: Este artigo vem mostrar a constituição, apresentar resultados de uma pesquisa que trata do transporte escolar e sua importância para a inclusão do cidadão que habita a zona rural. Pelo acesso à escola e sua difusão de conhecimento institucionalizado e pela diminuição do êxodo e valorização de sua relação com a terra. Trata-se de uma pesquisa de campo que utiliza uma abordagem qualitativa, através de entrevistas semi-estruturadas para a análise do discurso de 16 professores e 24 alunos de uma escola do campo em um distrito de Caçapava do Sul. A caminhada desta pesquisa encontra depoimentos de quem vive esse transporte, no cotidiano. Se, para os alunos, esse serviço representa a sua efetiva inserção nas possibilidades de conhecimento, através de um novo letramento social, para a escola do campo abre-se a oportunidade de explanar seu conjunto de ideias objetivadas, para atingir as necessidades dos trabalhadores, através de ações afirmativas de sustentabilidade, nesse ambiente. Trazemos apontamentos e suposições que marcam esse setor, em especial, no que se referem à gestão pública (recursos, fiscalização, entre outros), as condições das estradas, as condições físicas de manutenção em prol da segurança e da organização desse serviço que envolve vidas humanas.

Palavras-chave


Transporte Escolar. Escola do Campo. Inclusão.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.