Percepções dos professores quanto ao processo de ensino e aos métodos de Aprendizagem Ativa na engenharia

Fernanda Gobbi de Boer Garbin, Carla Schwengber ten Caten, Cristiano Mattos Garbin, Renato Luis Valente de Boer

Resumo


As instituições de ensino são um dos responsáveis por proporcionar condições para que os alunos acompanhem a evolução do conhecimento e das tecnologias, que se torna mais rápida com o passar do tempo. Considerando esse ambiente dinâmico, é importante estabelecer mecanismos que ajudem os alunos a construir conhecimento e ‘aprender a aprender’. Nesse sentido, a inovação em sala de aula, a interação entre alunos e professores e as práticas pedagógicas voltadas à Aprendizagem Ativa podem resultar em um desempenho acadêmico superior dos alunos. Reconhecendo a importância desse tema, este artigo busca identificar as percepções dos professores quanto à Aprendizagem Ativa e aos métodos tradicionais de ensino e sua receptividade quanto às práticas pedagógicas voltadas à Aprendizagem Ativa. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas individuais junto ao corpo docente de um curso de engenharia. Entre os principais resultados, observou-se a preocupação com a eficácia dos métodos tradicionais de ensino para o aprendizado dos alunos e os esforços para desenvolver práticas de ensino inovadoras.


Palavras-chave


aprendizagem ativa, ensino em engenharia, processo de ensino-aprendizagem

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