CONVIVÊNCIA GRUPAL E HABILIDADES SOCIAIS NA INFÂNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROJETO CRESCER

FABIANE SANTOS, Lucas Pradie, Dejanini Rodrigues, Fanny Salles

Resumo


O indivíduo desde seu nascimento encontra-se diante de normas, valores, regras e costumes aos quais precisará adaptar-se independente de sua vontade. Esse desenvolvimento contínuo e dinâmico vai sendo construído no processo de socialização. Dentro das ciências humanas e sociais, a Psicologia vem demonstrando interesse no estudo do desempenho social dos indivíduos, onde alguns autores trazem o conceito de habilidades sociais como um conjunto de comportamentos aprendidos e apresentados pelo indivíduo diante das demandas de uma situação interpessoal. O presente trabalho visa relatar a experiência de um projeto de extensão – Projeto Crescer – na área de Psicologia Social e Políticas Públicas, entre os meses de março e novembro de 2017, em Dom Pedrito. O Projeto é uma parceria entre Urcamp e Rotary Clube Ponche Verde. São atendidas crianças e adolescentes de 6 a 13 anos de idade. Todas as atividades são relacionadas com suas vivências dentro dos grupos sociais que estão inseridas: família, escola, amigos, promovendo reflexões de situações problemas que potencializam, além das habilidades sociais, a assertividade na resolução das dificuldades. A convivência que o Projeto Crescer proporciona é de extrema importância para possibilitar o desenvolvimento e aprendizagem das habilidades sociais, pois mantêm um ambiente que promove a harmonia e respeito diante das dificuldades singulares, bem como valoriza as conquistas individuais e grupais. Sabendo que utilizamos as habilidades sociais em todas as nossas relações interpessoais, concluímos que o Projeto Crescer promove um ambiente para experenciar essas relações de diferentes maneiras.

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