O USO DO LABORATÓRIO DE BIOLOGIA COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM

MARIANA VIDAL, Tamyris Ramos dos Santos, Ana Lídia Machado dos Santos

Resumo


As aulas práticas constituem-se em uma relevante ferramenta no processo ensino/ aprendizagem dos alunos, sando dificuldades no que tange os conteúdos de Ciências e Biologia, a partir disso, as aulas práticas servem como estratégia e podem auxiliar o professor a retomar um assunto já abordado, construindo com seus alunos uma nova visão sobre um mesmo tema, no qual não constituem mera confirmação dos fenômenos ensinados na teoria, mas desafiam o aluno a relacionar informações. Este trabalho tem como objetivo mostrar a importância do uso de um laboratório como ferramenta de ensino dentro do ambiente escolar. Além disto demonstrar como isto, de fato, ajuda na aprendizagem dos alunos se utilizado como ferramenta para aulas práticas, sendo os alunos do ensino médio e fundamental do município de Bagé e municípios vizinhos, o público alvo desse projeto. Através de agendamentos, recebem-se alunos nos laboratórios de Biologia do Centro Universitário - URCAMP, para que desenvolvam, junto com professores e estagiário, práticas relacionadas aos conteúdos que estavam aprendendo em sala de aula, ou sobre um tema específico previamente solicitado, destacando a importância de experimentos dentro do laboratório. Com as visitas foi possível observar um aumento do interesse dos alunos para as áreas de Ciências e Biologia. Conclui-se que houve um melhor aprendizado dos alunos após comparecerem as aulas práticas, florescendo um maior interesse dos mesmos relacionados à essa área, despertando um desejo de aprender e dominar os conteúdos. Professores reconhecem a relevância do uso de laboratórios para o ensino de biologia e também acreditam que a revisão de conteúdos através da prática se torna mais agradável e o aprendizado mais consistente e mais bem aceito pelos alunos.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.