ORGANIZAÇÃO DO SERVIÇO DE ENFERMAGEM NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO FAT URCAMP APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS ADMINISTRATIVOS – MÉTODO LEAN – NA DIVISÃO DE FUNÇÕE

RAFAEL RIBEIRO, HENRY RITTA, CAROLINA GEHRES

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo apresentar os resultados práticos obtidos no Hospital Universitário com a implementação de uma nova forma de estruturar a rotina assistencial, através da divisão e organização do serviço de enfermagem, baseado em princípios de década de 1914, estabelecidos na área administrativa, por Henry Ford (fordismo – método lean) que através de técnicas de montagem de carros em massa deu origem a setorização do trabalho, de acordo com a função de cada trabalhador na monta do produto, com vista a otimização do tempo, visando o aumento da produtividade.
Tudo isso com vista, sempre, na qualidade da prestação assistencial dada ao fator mais importante e razão de ser do serviço de enfermagem, o paciente.
Pensando na otimização do trabalho dos técnicos de enfermagem que trabalham nas unidades de internação do Hospital Universitário foi elaborado pela direção, juntamente com a chefia do serviço de enfermagem, protocolo de funções de acordo com o perfil de trabalho de cada profissional associado ás necessidades assistenciais do HU, o que resultou em uma melhora significativa na qualidade assistencial e no tratamento dispensado aos pacientes, bem como proporcionou a organização da rotina de enfermagem, que se deu por meio da especificação da função que cada técnico (técnico 1, técnico 2, técnico 3) iria exercer em cada turno de trabalho, seguindo um critério de rodízio, conforme necessidade de adaptação.
Nesse processo de construção do pensamento e elaboração das funções surgiu o interesse no uso do pensamento lean no sistema de saúde, pois a aplicação dessa estratégia em hospitais vem trazendo resultados impressionantes, com economia de recursos e qualidade nos serviços prestados pelo setor de enfermagem.
Os benefícios da aplicação do lean envolvem ganhos na segurança dos processos (como exemplo, jornadas de trabalho mais efetivas e eficientes no cuidado ao paciente) e na qualidade da prestação assistencial ao paciente.
Nota-se, através da experiência vivenciada no HU, que o método lean deve, cada vez mais, fazer parte do repertório dos gestores e das equipes assistenciais dos nossos hospitais e serviços de saúde, repensando a maneira como são organizadas as rotinas, com fim de promovemos melhorias, resolver problemas e desenvolver o potencial de cada pessoa, pois o que é preciso para a sua implementação é “mais gestão” e “menos recurso”, facilitando a rotina dos funcionários e dos gestores.
A oportunidade para a aplicação dos conceitos e técnicas lean na área da saúde é enorme, sendo viável somente com gestão da saúde e dos processos. Precisamos de um sistema de saúde que erre menos, que custe menos, que desperdice menos, que entenda as reais necessidades dos seus pacientes.
Aplicar o pensamento lean é uma alternativa inovadora e comprovadamente eficaz para se enxergar e resolver os problemas.

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