PROJETO DANÇA E AUTOESTIMA: A INTERDISCIPLINARIDADE CONTRIBUINDO PARA A SAÚDE FÍSICA E MENTAL DAS INTEGRANTES DA CASA DA MENINA

ALINE SILVEIRA, VALENTINA COLARES, HELENA MORAES

Resumo


A prática da dança entre as meninas institucionalizadas estimula o desenvolvimento
socioeducativo e recreativo, promovendo bem estar, autoestima e gosto pela
atividade física para uma melhor qualidade de vida. Este projeto se realiza nas
segundas e quartas- feira das 17h30min às 18h30min, no campus corujão, com as
estagiárias de educação física e psicologia, coordenadas pelas professoras. A
metodologia foi através de dinâmicas de grupo e atividades com dança cigana,
dança do ventre, ritmos e outros estilos musicais, as acadêmicas do curso de
psicologia buscaram trabalhar a relação com o corpo, a questão da confiança, o
relacionamento com as colegas da instituição, a valorização da menina como ser
humano, e como as pessoas a veem como parte da sociedade atual. Por último, foi
aplicada a “Escala de Autoestima de Rosenberg” em nove das participantes. O
grupo apresentou média de 27,7 conforme a escala Autoestima de Rosenberg, o
que representa média autoestima. Com o estudo dos resultados obtidos pode-se
observar que a interação da atividade física, atrelada ao trabalho de
autoconhecimento e autoestima, agrega muitos esclarecimentos e percepções
relevantes na vida das integrantes da Casa da Menina.

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