URCAMP PARA TODOS E A CAPACITAÇÃO PARA PCDS: UM PROJETO QUE TRANSCENDE A LEI DE COTAS

SUSI LIMA, Paula Lemos da Silveira, Adeline Feltrin

Resumo


A URCAMP, cumprindo seu papel de instituição de caráter comunitário e filantrópico, mantida pela Fundação Attila Taborda (FAT), voltada à formação integral dos indivíduos têm buscado nos últimos anos oportunizar a colocação de pessoas com deficiência no Mercado de Trabalho (MT) oferecendo em 2018 a segunda edição gratuita do Curso de Qualificação Profissional para pessoas com deficiência (PCDs). Este estudo tem como objetivo relatar os resultados da experiência do processo de captação de PCDs, desde o planejamento e a execução do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos, na busca da inclusão e reabilitação de Pessoas com deficiência ou incapacidade parcial para o trabalho. Sendo que os objetivos principais do Programa Urcamp para Todos neste período foram: desenvolver um Projeto de Qualificação Profissional para a Inclusão de PCDs no MT; proporcionar conhecimentos específicos pertinentes a atividades administrativas através de cada módulo; oportunizar vivências de atuação profissional, através do estágio prático supervisionado; Incentivar a autonomia dos participantes; sensibilizar a comunidade acadêmica com a temática da inclusão. Dessa maneira, consolidando o compromisso social de Instituição Comunitária de Ensino Superior (Ices) a Urcamp tem proporcionado a população, através do desenvolvimento de ações de extensão como esta capacitação na área administrativa. Afim de auxiliar também outras organizações que visam o atendimento a Lei de Cotas (Lei 8213/91) de forma responsável e ética. O projeto teve como metodologia divulgação das vagas para entidades assistenciais, seleção dos candidatos inscritos, parceria com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para encaminhamento de pessoas em processo de reabilitação, contratação de uma intérprete de Libras, ampliação da carga horária do estágio final para 40h, totalizando 132h de curso e finalmente a capacitação dos instrutores (professores e funcionários da Ices) em pedagogia inclusiva. Em julho de 2018 teve início a 2a. edição do curso que tem previsão de término em novembro do mesmo ano. O curso conta com vinte e dois inscritos com diferentes limitações, tais como: baixa visão, déficit intelectual, surdez, dificuldades motoras, entre outras. Dessa forma, tais ações da Ices indicam o comprometimento em seus programas e projetos de tal relevância social.

Palavras-chave: Pessoas com deficiência; Extensão Universitária; Inclusão.

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