COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS E USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS DE PROTOTIPAÇÃO

Paula Lemos Silveira, João Abelar Martins Costa

Resumo


O presente trabalho visa apresentar as contribuições da inserção de competências e habilidades socioemocionais que envolvem os Componentes Curriculares de Projeto Integrador  e o de  Interface Humano Computador do Curso de Sistemas de Informação de maneira que esses além de melhorarem o convívio entre os colegas, futuramente influenciam nas relações de trabalho, fazendo com que o aluno perceba as transformações ocorridas na sociedade, a importância das questões socioemocionais de como o ser humano se insere no mundo e se relaciona com seus elementos trazendo suas necessidades sociais que, dessa forma, provocam mudanças. Como problemática: Como desenvolver competências e habilidades socioemocionais nas relações entre docente, discentes, contribuindo também no desenvolvimento de sistemas de maneira que o usuário tenha uma interação agradável? Sendo assim, o objetivo geral visa estimular no aluno competências e habilidades socioemocionais através da autoconsciência, autogestão, consciência social, habilidades relacionais, tomada de decisão,  através de percepções sensíveis de leituras de expressões faciais, de movimento e de comportamento, com relação aos sentidos humanos, desenvolvendo a afetividade entre docente, discentes no desenvolvimento de sistemas de maneira que o usuário tenha uma interação agradável.  Quanto aos objetivos específicos: Compreender os aspectos das necessidades socioemocionais humanas; Desenvolver protótipos e interfaces com o olhar voltado para o outro; Desenvolver sistemas e protótipos com interações mais agradáveis pautados nos sentidos humanos e nos aspectos socioemocionais fazendo com que a experiência do usuário seja mais prazerosa.  Trata-se de uma pesquisa qualitativa, caracterizando-se como estudo de caso. Como resultados fica o registro de que os discentes desenvolveram suas percepções sensíveis de leituras de imagens de expressões faciais, comportamento, contribuindo para o desenvolvimento de sistemas que se preocupe com o bem estar do usuário estabelecendo uma relação mais agradável de comunicação através da interação em interfaces mais amigáveis, para com o mundo contemplando as dimensões do humano.


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Referências


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PIMENTA, Selma G. O estágio na formação de professores: unidade, teoria e prática? São Paulo: Cortez, 2012.

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