ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA PARA O SERVIÇO DE REABILITAÇÃO FÍSICA

Isabele Fuentes Barbosa, Isabelli Borba, Thalia Leal, Everton Ribeiro, Ionara Hoffmeister

Resumo


Introdução: A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias, com etiologia multifatorial.  Entretanto, fatores como tabagismo, alcoolismo, obesidade, hereditariedade, sedentarismo, entre outros, estão associados com o surgimento da doença (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2020; CARVALHO et al., 2013). Objetivos: Alertar sobre os riscos e sequelas a que ficam expostos indivíduos que negligenciam o controle da pressão arterial; apresentar a etiologia, sintomas e consequências da hipertensão arterial; alertar sobre os riscos e sequelas da hipertensão a médio e longo prazo; criar um material informativo sobre a doença e prevenção.  Metodologia: O projeto foi desenvolvido durante o primeiro semestre de 2021, no Serviço de Reabilitação Física, na cidade de Bagé/RS.  Trata-se de uma revisão bibliográfica utilizando as plataformas de busca digitais e a criação de materiais informativos.  Resultados e discussão: A partir da revisão de dados bibliográficos foi possível entender que a Hipertensão Arterial Sistêmica - HAS é uma doença crônica, de evolução lenta e silenciosa, caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias.  Foram criados materiais informativos para serem divulgados no Serviço de Reabilitação Física (SRF) de Bagé/RS, a fim de orientar e conscientizar os usuários do local sobre a importância do tratamento, controle e prevenção da HAS.  Além disso, foi elaborado um vídeo informativo com dados sobre a HAS e contrastando a vida saudável com a vida de um indivíduo que não  faz o controle do problema.  Considerações finais: Percebeu-se através da revisão bibliográfica que a Hipertensão Arterial Sistêmica é uma doença crônica de grande prevalência no Brasil, mas que pode ser prevenida e tratada.  Desse modo, sob análise geral, ressalta-se que, apesar das restrições impostas pela pandemia da Covid-19, todos os objetivos foram concluídos e  obtiveram-se resultados satisfatórios na realização do projeto e produtos finais.


Texto completo:

PDF

Referências


BRANDÃO, Andréa Araújo et al. Prevenção da hipertensão arterial: para quem e quando começar?. Revista Brasileira de Hipertensão, v. 17(2), p. 93-97, ano 2010. BRASIL. Ministério da Saúde. Hipertensão (pressão alta): o que é, causas, sintomas, diagnósticos, tratamento e prevenção. Disponível em: < http://portalms.saude.gov.br/saude- de-a-z/hipertensao> Acesso em: 15 de abril de 2021.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Boletim Epidemiológico. Brasília: Ministério da Saúde, 2020.

CARVALHO, Maria; SIQUEIRA, Liza; SOUSA, Ana; VEIGA, Paulo. A Influência da Hipertensão Arterial na Qualidade de Vida. Arquivos Brasileiros de Cardiologia. vol. 100 no. 2. São Paulo, 2013.

SILVA, Luiz Gustavo. Adesão ao Tratamento dos Pacientes Hipertensos em uma Unidade Básica de Saúde. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, 2014.

VEIGA, Eugênia Velludo et al. A farmacoterapia no idoso: revisão sobre a abordagem multiprofissional no controle da hipertensão arterial sistêmica. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 14 (3): 435-41; maio-junho. 2006.

WEBER, Débora et al. Adesão ao tratamento medicamentoso e não medicamentoso de hipertensos em Unidade Básica de Saúde. Revista Brasileira de Hipertensão, v. 21(2), p. 114-121, ano 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.