GINÁSTICA LABORAL: ELABORAÇÃO DE MATERIAL ORIENTATIVO PARA COLABORADORES DA CONFEITARIA NEISA

Matheus Monteiro de Souza, Eduarda Madeira Pacheco

Resumo


O profissional fisioterapeuta tem o desafio de compreender a abrangência das suas habilidades, conhecer o perfil epidemiológico de adoecimento dos trabalhadores e, como ação, agregar em sua atuação novos elementos para análise de DORT (distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho), já que é participante ativo do processo de consolidação de ações de vigilância em saúde e capaz de possibilitar melhores condições para o desenvolvimento dessas ações e de seus respectivos tratamentos. A pesquisa realizada caracteriza-se como qualitativa e de cunho descritivo. A confeitaria Neisa é o local da demanda e destino deste projeto. Foi produzido um questionário no Google Forms para levantamento de dados e investigação das principais queixas dos colaboradores, gerando como resultado a elaboração de dois cartazes com informações a respeito de alongamentos e exercícios que eles podem realizar no seu trabalho. Por fim, percebeu-se a relevância da orientação oferecida aos funcionários através dos cartazes produzidos e disponibilizados de forma física e digital (PDF), dado o impacto positivo na qualidade de vida destes indivíduos e também com a finalidade de manter um bom ambiente de trabalho e reduzir o número de afastamento por problemas de saúde.


Texto completo:

PDF

Referências


BRACCIALLI, Lígia Maria Presumido; VILARTA, Roberto. Aspectos a serem considerados na elaboração de programas de prevenção e orientação de problemas posturais. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, v. 14, n. 2, p.159-171, jul./dez. 2000.

FURLAN M.I.F., Projeto de extensão universitária “Menino reto”: relato de experiência. Revista Extendere. Universidade do estado do Rio Grande do Norte, vol. 2, 2014.

MARTINS, Leticia B. J.; Impacto de um programa de ginástica laboral em funcionários de um setor administrativo. Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Fisioterapia do Centro Universitário da região da campanha, 2017.

MELO, Bruna Ferreira et al . Atuação do fisioterapeuta nos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador: indicadores das notificações dos Dort. Fisioter. Pesqui., São Paulo , v. 24, n. 2, p. 136-142, June 2017 .

ZAVARIZZI, Camilla de Paula e ALENCAR, Maria do Carmo Baracho de - Afastamento do trabalho e os percursos terapêuticos de trabalhadores acometidos por LER/Dort. Saúde em Debate [online]. 2018, v. 42, n. 116, pp. 113-124.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.